assinatura-UFG e Hebei

UFG e Universidade de Medicina Chinesa de Hebei firmam protocolo de intenções

Atualizada em 30/10/23 12:13.

Reitora Gao Weijuan e comitiva chinesa foram recebidas por gestores da UFG nesta segunda-feira (30/10)

Texto e fotos: Ana Paula Vieira

A Reitoria da UFG recebeu a visita da reitora da Universidade de Medicina Chinesa de Hebei (HUCM), Gao Weijuan, nesta segunda-feira (30/10). A gestora veio acompanhada de professores da Instituição e o grupo foi recebido no Gabinete pela reitora Angelita Pereira de Lima, pelo vice-reitor Jesiel Carvalho e por autoridades da UFG. Na oportunidade, as dirigentes assinaram um protocolo de intenções que tem por objeto o estabelecimento de normas de procedimentos de cooperação nas áreas de ensino e pesquisa entre a UFG e a HUCM, mais especificamente com ações na área de Enfermagem.

Durante a reunião, a reitora Angelita Pereira de Lima expressou sua felicidade em receber a comitiva da Universidade de Hebei e apresentou a UFG, explicando que a Instituição tem quatro câmpus e uma comunidade acadêmica de cerca de 40 mil pessoas entre estudantes de graduação, de pós-graduação e servidores. “Espero que vocês tenham a oportunidade de conhecer as instalações da UFG nesse câmpus e nos demais, além do nosso parque de laboratórios e parque tecnológico”, disse a gestora da UFG. Sobre a cooperação firmada, Angelita salientou: “Nós estamos muito felizes com nossa parceria e assinatura desse protocolo de intenções, que aponta para ampliar nossas ações com Hebei. Queremos ser instrumentos da continuidade dessa relação”.

assinatura-UFG e Hebei
Reitoras da UFG e HUCM assinam protocolo de intenções para ações na área de Enfermagem

A reitora Gao Weijuan agradeceu o trabalho e os esforços de todos da UFG envolvidos nas parcerias e ações em conjunto e afirmou sua expectativa de que elas continuem e gerem ainda mais frutos para as duas Universidades. Gao falou ainda sobre a Universidade de Medicina Chinesa de Hebei, que também tem quatro câmpus, e convidou os representantes da UFG a visitarem a Instituição. Ela entregou um certificado ao professor Francisco José Quaresma de Figueiredo, que é coordenador do Instituto Confúcio da UFG.

A comitiva da Universidade chinesa foi presenteada com gravuras de árvores típicas do cerrado brasileiro, de autoria da professora da Faculdade de Artes Visuais (FAV) da UFG Adriana Mendonça. Os representantes da UFG também receberam uma lembrança da HUCM.

UFG-Hebei2
Comitivas trocam lembranças durante reunião entre UFG e HUCM

Além do protocolo assinado nesta segunda-feira (30/10), a UFG e a HUCM já tem uma parceria firmada desde 2019, que gerou a instalação do Instituto Confúcio da UFG, com o objetivo de proporcionar à comunidade em geral e à comunidade da UFG a oportunidade de aprender mandarim e medicina chinesa, bem como acesso a informações sobre a China, seu povo, sua cultura e suas tradições.

Estiveram presentes também a secretária de Relações Internacionais da UFG, Lais Thomaz; a pró-reitora da Pesquisa e Inovação da UFG, Helena Carasek; a diretora da Faculdade de Enfermagem da UFG, Camila Caixeta; o diretor da Faculdade de Letras da UFG, Jamesson Buarque; a diretora-executiva da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), Sandramara Matias Chaves; o ex-reitor da UFG Edward Madureira Brasil e a vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFG, Valéria Pagotto.

A comitiva da Universidade chinesa contou ainda com a diretora da Faculdade de Educação Internacional, Zhao Meishang; o diretor do Departamento de Ortopedia, Du Shuangqing; o diretor adjunto do Departamento de Acupuntura e Moxabustão, Zhang Suzhao; o diretor adjunto do Departamento de Ensino e Pesquisa de Acupuntura e Moxabustão, Zhang Xuanping e o professor de Tuiná Liu Yucai.

UFG-Hebei
Representantes da UFG e da HUCM em reunião no Gabinete da Reitoria nesta segunda-feira (30/10)