Columbia

UFG assina renovação de acordo com a Universidade de British Columbia

Updated at 10/23/23 17:56 .

Acordo visa o fortalecimento das ações entre a UFG e a universidade canadense

Texto: Nathália Alves
Foto: Marília Sabino

Columbia

Durante reunião realizada na tarde desta segunda-feira (23/10), a UFG assinou a renovação de um acordo com a Universidade de British Columbia (UBC), do Canadá. Os objetivos do pacto passam pelo fortalecimento do relacionamento entre as instituições e o encorajamento e a cooperação em pesquisa sobre culturas, e globalização, por exemplo.

A assinatura do acordo envolve de maneira mais específica a Faculdade de Ciências Sociais (FCS) e a Faculdade de Enfermagem (FEN). Ações como o intercâmbio de estudantes e a condução de projetos colaborativos de pesquisa serão promovidas.

A reitora Angelita Pereira de Lima destacou, ao dar as boas-vindas ao professor do Departamento de História da Arte e Arte Visual e Teoria da UBC, Nuno Porto, que a UFG tem se preocupado cada vez mais com os processos de internacionalização, uma vez que eles são de grande importância para o desenvolvimento da Universidade. Por sua vez, Nuno afirmou que a renovação do acordo com a UFG visa principalmente a valorização da inclusão da história e da arte indígena, por exemplo, em ambas as instituições.

Durante sua fala na reunião, a secretária de Relações Internacionais da UFG, Laís Forti Thomaz, ressaltou a importância de fomentar a participação de indígenas e quilombolas nos processos de internacionalização. O diretor do Museu Antropológico da UFG, Manuel Ferreira, e a vice-diretora da Faculdade de Enfermagem, Natália Del Angelo, disseram que o intercâmbio de alunos e também o de conhecimento será capaz de proporcionar muitos ganhos para as duas instituições.

Também estiveram presentes na reunião: as professoras da FCS, Izabela Tamaso e Ema Cláudia Ribeiro; a vice-diretora do Museu Antropológico da UFG, Rossana Klippel; o coordenador da Reitoria Digital, Pablo Lisboa; o coordenador do curso de Museologia, Glauber Guedes e o Diretor de Acordos e Redes, Cristiano Almeida.

Source: Reitoria Digital UFG

Categories: Notícias SRI