UFG, Conselho e sindicatos discutem atendimento na UBS do Câmpus Samambaia
Um dos objetivos é aumentar percentual de atendimentos para a comunidade interna da UFG
Texto: Fabrício Soveral
Fotos: Marília Sabino
O funcionamento da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Câmpus Samambaia foi tema de reunião entre a Reitoria da UFG, o Conselho Local de Saúde do Samambaia, o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg) e o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação do Estado de Goiás (Sint-Ifesgo), na tarde desta segunda-feira (9/10). Entre as discussões esteve a regularização do convênio entre a UFG e a Prefeitura de Goiânia, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para a realização dos atendimentos.
Na reunião, o Conselho Local de Saúde fez uma apresentação e disse que a UBS do Câmpus Samambaia realiza atendimentos desde o final de 2013. Desde então, já chegou a realizar mais de 7 mil atendimentos por ano, mas sofreu uma queda nesses números no período da pandemia da covid-19. Uma necessidade apontada pelo Conselho é a assinatura de um novo convênio com a SMS de Goiânia, atualizando as demandas da unidade.
A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, afirmou que um dos objetivos é ampliar o atendimento para a comunidade interna da UFG (estudantes, professores, técnicos, terceirizados e prestadores de serviços) para que a proporção fique em torno de 70% x 30%, em favor desta comunidade. Atualmente, ocorre o contrário, com cerca de 75% dos atendimentos sendo realizados para a comunidade externa.
O encontro teve como encaminhamento a articulação entre o Conselho Local, a coordenação da UBS, a UFG e os sindicatos para a elaboração de uma minuta de um novo convênio para que a gestão da Universidade apresente à SMS de Goiânia.
Também esteve em pauta a viabilização de um espaço que sirva de base para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), permitindo desta forma que uma ambulância fique no Câmpus Samambaia e possa atender as ocorrências de toda a região.
Estiveram presentes na reunião o presidente do Conselho Local de Saúde do Samambaia, Pedro Silva; a integrante do Conselho Luciana Alves de Oliveira; a coordenadora geral da UBS Samambaia, Gilma Moreira de Sousa; o presidente do Adufg, Geci Pereira da Silva; o presidente do Sint-Ifesgo, Fernando Mota; uma das coordenadoras do Sint-Ifesgo Michely Coutinho; a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Maísa Miralva da Silva; e equipe de assessoria da Reitoria.
Fonte: Reitoria Digital UFG
Categorias: Notícias PRAE Adufg Sint-Ifes GO