Câmpus Aparecida de Goiânia

Reitoria da UFG anuncia obras que serão realizadas com a destinação de recursos do PAC

Atualizada em 13/09/23 13:36.

Construções serão voltadas à assistência estudantil e para a consolidação dos Câmpus Goiás e Aparecida de Goiânia

Texto: Nathália Alves
Foto: Gradisca Werneck

Câmpus Aparecida de Goiânia
Câmpus Aparecida de Goiânia deverá receber um Restaurante Universitário com os recursos do PAC

Após reunião com a secretária da Secretaria de Educação Superior (Sesu), Denise Carvalho, a reitora Angelita Pereira de Lima falou sobre as obras que devem ser realizadas na Universidade a partir da destinação de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O Programa do Governo Federal prevê a destinação de R$ 45 bilhões para a educação, ciência e tecnologia, dividido em duas etapas, sendo a primeira de 2023 a 2026 e a segunda após o ano de 2026. Somente a educação superior deverá receber R$ 4,5 bilhões de investimento.

De acordo com Angelita, as orientações preveem que as obras em questão precisam ser novas e não devem se tratar de reformas ou ampliações. Além disso, elas devem ser voltadas para a consolidação dos câmpus da UFG, para a melhoria da assistência estudantil e para a ampliação de vagas.

A reitora afirmou que é importante destacar que o valor a ser destinado para a UFG ainda não foi oficializado, mas deverá ser de R$ 32 milhões. As obras que serão feitas na Universidade por meio desse montante são: a construção do Restaurante Universitário no Câmpus de Aparecida de Goiânia, a criação de um Centro de Aulas no Câmpus Goiás e a construção de um alojamento para os alunos do curso de licenciatura em Educação Intercultural, do Núcleo Takinahakỹ de Formação Superior Indígena, possam se instalar quando vierem para a UFG. Esse alojamento poderá ainda atender alunos de outros cursos da instituição.

A reitora afirmou ainda durante o programa Boa Semana UFG exibido na última segunda-feira (11/9), que as obras que já estão em andamento na Universidade e que dizem respeito a reformas, não serão invalidadas pelo planejamento de novas construções. Além disso, Angelita Pereira de Lima evidenciou que existem outras obras que também são importantes, mas não cabiam no orçamento feito agora. Diante disso, em um momento posterior, articulações para ampliação dos recursos do PAC deverão ser feitas, para que mais obras possam ser realizadas.

Fonte: Reitoria Digital UFG

Categorias: Notícias