UFG e Superintendência buscam fortalecer enfrentamento à violência contra as mulheres
Primeiro objetivo é estabeler um protocolo de intenções para articular ações
Texto: Fabrício Soveral
Foto: Marília Sabino
A Reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG) reuniu-se com a superintendente da Mulher em Goiás, Mariana Gidrão, nesta terça-feira (5/9), no Gabinete da Reitoria. O encontro foi solicitado pelo órgão que é ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado para discutir projetos de enfrentamento à violência contra as mulheres que podem contar com a participação da Universidade.
Mariana argumentou que a busca de parceria com a UFG é natural devido às atividades que a Universidade desenvolve na área, principalmente com pesquisas e diagnósticos. “Nesta questão do combate à violência contra as mulheres já existem políticas interessantes, mas nós precisamos torná-las efetivas através das ações”, afirmou a superintendente.
A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, lembrou que infelizmente Goiás é um dos estados que lideram as estatísticas de feminicídio no Brasil, o que mostra que o enfrentamento dessa questão é preciso ser feito cada vez mais. Angelita falou sobre as atividades que a instituição desenvolve na área e apontou sugestões para o trabalho em parceria com a Superintendência da Mulher.
“Acho que um dos caminhos é estudarmos um protocolo de intenções entre as partes e a partir dele estabelecer os projetos, como por exemplo, um protocolo comum para o acolhimento de mulheres em situação de violência”, comentou a reitora.
Também foi comentada a possibilidade da parceria envolver os discentes da UFG com a pactuação de estágios para assistência social, jurídica e psicológica.
Os próximos passos da discussão serão conduzidos na UFG pela Secretaria de Inclusão, através da diretora de Mulheres e Diversidade, Kellen Cristina da Silva. Ainda participaram da reunião desta terça-feira as assessoras da Superintendência, Reijane Pessoa, e do Gabinete da Reitoria, Damiana Castro.
Fonte: Reitoria Digital UFG