Merck

UFG e Merck discutem ampliação de ações em centro de inovação e tecnologia

Atualizada em 01/09/23 16:58.

Universidade e empresa desenvolvem atividades há dois anos em um hub de inovação no IPTSP/UFG

Texto: Fabrício Soveral
Fotos: Marília Sabino

Merck

A Reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG) e gestores do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) reuniram-se com o líder de Ecossistema de Inovação da  Merck na América Latina, Misael Silva Papalardo, nesta quinta-feira (31/8), no Câmpus Samambaia, em Goiânia. A Universidade e a empresa inauguraram em parceria, há dois anos, um centro de inovação e tecnologia chamado Innovation Hub in Point of Care Technologies. Desde então, esse Hub de inovação vêm desenvolvendo e produzindo tecnologias como, por exemplo, na área de testes rápidos de doenças.

O representante da Merck disse que a parceria é um sucesso, mas que o objetivo é ampliar as atividades e envolver cada vez mais a comunidade acadêmica da UFG com o Hub de inovação. “Acreditamos que o Hub tem potencial para atrair um número maior de pesquisadores, sejam estudantes ou professores, por isso uma das nossas ideias é criar um prêmio de inovação dentro do Hub, como já acontece em outras universidades”, argumentou Misael.

Merck

Outros assuntos como a inclusão das atividades do Hub no calendário de eventos da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), a realização de um aditivo no termo de cooperação para facilitar os trâmites dentro da parceria e a criação de um banco de amostras biológicas que envolva a toda a Universidade também foram discutidos.

O vice-reitor da UFG, Jesiel Carvalho, disse que todas as ideias são bem-vindas e que também acredita existir espaço para mobilizar ainda mais os pesquisadores da Universidade. “Temos que contribuir para gerar a cultura da inovação, para formar o espírito do empreendedorismo nos estudantes e estimular a transferência de tecnologia”, afirmou Jesiel.

Ficou encaminhado que as questões discutidas na Reitoria serão conduzidas pelo IPTSP e PRPI junto à Merck para a efetivação.

Também estiveram presentes na reunião a diretora do IPTSP, Flávia Oliveira; a vice-diretora, Megmar Carneiro; o coordenador de Planejamento e Gestão, Alisson Santos; a coordenadora do Laboratório de Desenvolvimento e Produção de Testes Rápidos, Samira Buhrer; a pró-reitora adjunta da PRPI, Fabíola Fiaccadori; o diretor do Parque Tecnológico Samambaia, Luizmar Adriano Junior; e o doutorando do IPTSP Matheus Fogaça.

Merck

LEIA MAIS:

IPTSP inaugura Centro Multiusuário de Pesquisa de Bioinsumos

Parceria da UFG com a Merck promete trazer inovação para Goiás

Hub de Inovação da Merck e UFG promovem o 1° curso sobre Testes Rápidos por Imunocromatografia no IPTSP

Fonte: Reitoria Digital UFG

Categorias: Notícias IPTSP UFG PRPI Hub de Inovação da Merck e UFG