Ciap 3

Nomeada direção do Centro de Inteligência Artificial Aplicada às Políticas Públicas

Atualizada em 11/08/23 14:09.

O Ciap é gerido de forma compartilhada entre a UFG e a Unicamp

Texto: Vinícius Borges

Fotos: Marília Sabino

Ciap 3

Em reunião nesta sexta-feira (11/8), com a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, e o reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Antônio José de Almeida Meirelles, foi entregue simbolicamente aos professores Paulo Jannuzzi e Vicente da Rocha portaria assinada nessa quinta-feira (10/8), nomeando-os diretor geral e diretor adjunto, respectivamente, do Centro de Colaboração Interinstitucional de Inteligência Artificial Aplicada às Políticas Públicas (Ciap). O encontro se deu de forma híbrida e contou ainda com a presença de outras autoridades da UFG e da Unicamp.

O Ciap é gerido de forma compartilhada entre as duas Universidades e tem como foco o desenvolvimento de soluções tecnológicas com recursos de Inteligência Artificial para apoio à realização de pesquisas, extensão e inovação, visando à solução de problemas de gestão de políticas públicas. No âmbito da UFG, foi criado pela Resolução nº 204 do Conselho Universitário, de 30 de junho.

Paulo Jannuzzi explicou as próximas etapas: “Agora vamos definir um plano de trabalho em quatro eixos: desenvolvimento da ferramenta, o ChatPP; produção de pesquisas sobre políticas públicas; organização e desenvolvimento de material para capacitação e a expansão da rede entre instituições”. Vicente da Rocha afirmou que a iniciativa é uma referência no Brasil: “Mesmo com uma equipe pequena de desenvolvedores, estamos seguros com o caminho que traçamos”.

Angelita destacou a importância da colaboração entre as duas Instituições e disse que o projeto é fundamental, unindo as Universidades de maneira estratégica. O reitor da Unicamp também comemorou a parceria e afirmou que o trabalho do Ciap vai contribuir para ampliar a inclusão e a democracia. Ao final, os gestores encaminharam a discussão de novos instrumentos para a operacionalização dos trabalhos, como acordos de cooperação técnica ou convênios.

Categorias: Notícias; notíciascapas