Pesquisadores da UFG propõem criação de centro de estudos de pesticidas
Objetivo é que centro seja referência em Goiás e no Brasil
Texto: Fabrício Soveral
Fotos: Henrique Moreira
A Reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG) recebeu, nesta segunda-feira (26/6), um grupo de professores pesquisadores da Universidade integrantes da Escola de Agronomia (EA), Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Instituto de Química (IQ) e Escola de Veterinária e Zootecnia (EVZ). Eles fizeram a proposta de construção e formação de um centro de estudos, pesquisas e serviços envolvendo pesticidas.
A professora Virgínia Damin (EA) fez a apresentação do projeto e argumentou que os pesquisadores já trabalham com essa temática em áreas diversas como, por exemplo, agronomia, biodiversidade, pecuária e saúde. Desta forma, a criação do centro é uma forma de reunir esses conhecimentos e transformá-los em ofertas de serviços de excelência, sempre pensando em um desenvolvimento sustentável.
O objetivo do centro é ser referência em Goiás e no Brasil em: monitoramento de pesticidas nos compartimentos ambientais; criação de estratégias de redução dos impactos causados; criação de estratégias de manejo que propiciem o uso de pesticidas nas propriedades agrícolas; formação de profissionais com uma visão holística e crítica acerca dos pesticidas; e divulgação de conhecimento acerca dos impactos dos pesticidas.
A reitora Angelita Pereira de Lima e o vice-reitor Jesiel Carvalho elogiaram a proposta e afirmaram que a gestão vai apoiar a criação do centro. Um dos primeiros encaminhamentos foi a solicitação ao diretor do Parque Tecnológico Samambaia, Luizmar Adriano Jr., e à pró-reitora de Pesquisa e Inovação, Helena Carasek, para um levantamento das condições necessárias para a instalação do centro na área do Parque.
Também participaram da reunião os pesquisadores Andréa Rodrigues Chaves (IQ), Daniela Melo (ICB), Lívia Flório Sgobbi (IQ) e Rogério Pereira Bastos (ICB); a diretora da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), Sandramara Matias Chaves; o pró-reitor de Pós-Graduação, Felipe Terra Martins; e o ex-reitor da UFG, Edward Madureira.
A iniciativa ainda reúne outros pesquisadores da Universidade que não estiveram na reunião, mas que fazem parte da proposta da criação do centro.
Fuente: Reitoria Digital UFG