pacto goiás

Pacto Goiás: UFG apresenta proposta de inovação para o interior do estado

Atualizada em 01/06/23 11:21.

Apresentação ocorreu na reunião Plenária do Pacto Goiás pela Inovação, que tem a meta de fomentar as áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação no estado

Texto: Secti/GO e Reitoria Digital da UFG 
Fotos: Sílvio Simões - Fecomércio

A proposta “Inovação no interior de Goiás”, foi apresentada pela UFG durante a reunião plenária do Pacto Goiás pela Inovação, que tem a meta de fomentar as áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação no estado. O encontro ocorreu na segunda-feira (29/5) e contou com representantes do Governo de Goiás, municípios goianos, setor produtivo e universidades.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, apresentou os projetos, que também incluem os temas Inteligência Artificial (IA) e Eventos de Inovação, além da ideia proposta pela UFG. Segundo ele, a união de esforços de diferentes setores é essencial para tornar Goiás uma referência mundial em empreendedorismo e inovação.

Após a apresentação, foram formados três grupos de trabalho que estarão focados em desenvolver estratégias para cada um deles e já iniciaram as primeiras discussões. A UFG ficou na liderança do grupo de inovação no interior de Goiás. A reitora Angelita Pereira de Lima ressaltou que esta frente de trabalho tem o importante papel de diminuir as desigualdades entre as regiões do estado. “A atuação do Pacto pode promover a geração de renda e criar um ambiente econômico e social aberto às transformações inovadoras, tanto aquelas ligadas ao desenvolvimento tecnológico mais recente, como aquelas de natureza incremental, mas que estão distantes no interior de Goiás”, explica.

pacto goiás
Reitora Angelita Pereira de Lima apresenta proposta da UFG durante reunião plenária do Pacto Goiás pela Inovação

 

Eixos
A proposta da UFG contempla três eixos. O primeiro deles, “Educação, Arte, Ciência e Tecnologia” propõe ações e programas que visem melhorar os níveis educacionais, oferecer oportunidades não formais para a formação educacional complementar em habilidades técnico-profissionais, em ciência, tecnologia e artes.

O segundo eixo, “Apoio ao desenvolvimento dos micros e pequenos negócios urbanos”, prevê o desenvolvimento de ações que visem estimular e capacitar os pequenos negócios para incorporação de novas tecnologias em seus processos produtivos e de serviços, visando ao aumento de produtividade e qualidade de produtos e serviços.

No terceiro eixo, “Inovação para a agricultura familiar”, a ideia é instalar um centro de formação e desenvolvimento de tecnologias para a agricultura familiar; desenvolvimento de ações e programas visando aproximar pesquisadores e startups em biotecnologia dos agricultores familiares; implementação de um programa de assistência técnica e extensão rural para agricultores familiares, com o intuito de promover melhorias na produtividade e na qualidade dos produtos, envolvendo professores e estudantes de graduação e pós-graduação; incentivar projetos de P&D que busquem aproximar as pesquisas em biotecnologia dos conhecimentos tradicionais adquiridos visando à preservação e ao desenvolvimento sustentável do Cerrado; aproximar os produtores dos serviços de previsão climática e ambiental para orientar os processos produtivos na agricultura.

O Pacto Goiás pela Inovação foi lançado em 22 de março de 2023, baseado em um modelo de sucesso já experimentado em Barcelona, além de desenvolvido também no estado de Santa Catarina e no município de Porto Alegre. Foi criado por um dos principais especialistas mundiais em inovação, o espanhol Josep Piqué. Em Goiás, já conta com quase 70 signatários.

Fonte: Secti GO e Reitoria Digital UFG

Categorias: Notícias