Paulo Teixeira

Ministro Paulo Teixeira visita UFG e pactua parcerias entre o MDA e a Universidade

Updated at 05/19/23 16:54 .

A expectativa do ministro é que as parcerias sejam assinadas já no próximo mês de junho

Texto: Ana Paula Vieira
Fotos: Carlos Siqueira

Paulo Teixeira

A UFG recebeu o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, na manhã desta sexta-feira (19/5), no Gabinete da Reitoria, e apresentou quatro propostas de projetos a serem desenvolvidos em parceria com o Ministério.

As ideias apresentadas pela Universidade são a criação de um Centro de Formação, Capacitação e Desenvolvimento de Tecnologias para Agricultura Familiar no Câmpus de Caldas Novas; o fortalecimento e ampliação do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera); iniciativas para a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e um aplicativo para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). O ministro apoiou as propostas e encaminhou para a formatação de convênios entre o MDA e a UFG para que sejam operacionalizadas.

Centro de Formação
Durante a reunião, o vice-reitor da UFG, Jesiel Carvalho, foi o responsável por apresentar as sugestões da Universidade. O Centro de Formação proposto para a área da Instituição em Caldas Novas tem o objetivo de capacitar para a agricultura familiar, com o desenvolvimento e validação de tecnologias para modelos de produção de alimentos que priorizem a sustentabilidade. A ideia é ofertar cursos, residência em Ciências Agrárias, campo de estágio, desenvolvimento de tecnologias para a Agricultura Familiar, turmas especiais em regime de alternância, entre outras ações. Para operacionalizar a proposta, a UFG estimou que seriam necessários cerca de R$ 13 milhões para reformas, compra de mobiliário, equipamentos e adequação da estrutura já existente no Câmpus. A Universidade propõe que a gestão seja feita de forma compartilhada entre a Instituição, o MDA e organizações representativas da agricultura familiar.

Pronera
A UFG foi a primeira Universidade do Brasil a ofertar o curso de Direito para beneficiários da reforma agrária e agricultores familiares tradicionais, em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no âmbito do Pronera. A proposta da Instituição agora é fortalecer e ampliar essa iniciativa, que já contou com uma segunda turma de Direito na UFG e atualmente conta com uma turma de Agronomia em andamento.

Ater
No que tange à Ater, a proposta da UFG é envolver a Universidade nas atividades de extensão rural de forma mais presente e multidisciplinar, viabilizando a oferta de formação para os técnicos da extensão rural e a participação da comunidade universitária nessas atividades, visto que a curricularização da extensão prevê que 10% da carga-horária dos cursos de graduação seja realizada em atividades de extensão.

Aplicativo para o PNAE
A UFG também informou ao ministro que está desenvolvendo um aplicativo para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), para ajudar os agricultores familiares a venderem seus produtos e as escolas e gestores da educação a organizarem e acompanharem as demandas relativas ao assunto. O protótipo está sendo desenvolvido sob a coordenação do professor Maico Severino e a estimativa é de que alguns testes já possam ser realizados em um município goiano, que seria o piloto, a partir do segundo semestre de 2023.

Encaminhamentos
Paulo Teixeira sinalizou positivamente para as propostas e afirmou que vai verificar as possibilidades de fazer aportes financeiros já em 2023 para o Centro de Formação. “Temos que avançar. Essa provavelmente é uma experiência única no Brasil”, disse. Sobre o Pronera, ele reafirmou a importância do Programa e a ideia de valorizá-lo no orçamento de 2024. Quanto às Aters, o ministro defendeu repensar o modelo da extensão rural, e em relação ao aplicativo pediu a inserção também do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Ficou definido que o vice-reitor da UFG será o interlocutor a intermediar o processo de formatação dos convênios e termos a serem celebrados entre a Universidade e o MDA. A expectativa do ministro é que os instrumentos sejam assinados no próximo mês de junho, com a presença do presidente Lula.

Após a reunião na Reitoria, o representante do Governo Federal também passou pela Agro Centro-Oeste Familiar (Acof) e, em seu discurso, anunciou os projetos em parceria com a Universidade. “Tivemos uma reunião muito rica com o Governo Federal, através do MDA, o Incra, junto com a UFG e a presença da Embrapa. Queremos que a partir de agora possamos reforçar essa que é a melhor imagem do desenvolvimento do Brasil: a universidade abraçando a Agricultura Familiar”, afirmou Teixeira.

Também durante seu discurso na Agro Centro-Oeste, a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, comemorou as boas notícias de parcerias. “Estamos pactuando e firmando uma parceria robusta, exitosa e de longo prazo com o MDA e o Governo Federal, tendo em vista as políticas de agricultura familiar. A UFG se sente honrada e está cada vez mais comprometida com as políticas de fortalecimento da agricultura familiar”, destacou a gestora da UFG.

Participaram também da reunião o secretário de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar do MDA, Milton José Fornazieri; o presidente do Incra, Cesar Aldrighi; o chefe-geral da Embrapa Arroz e Feijão, Elcio Perpétuo; o deputado federal Rubens Otoni, o deputado estadual Mauro Rubem; a vereadora de Goiânia Kátia Maria; o ex-reitor da UFG Edward Madureira; o superintendente do Incra em Goiás, Elias D'Angelo; o diretor da Escola de Agronomia da UFG, Marcos Gomes; a coordenadora da Agro Centro-Oeste Familiar, Graciella Corcioli; pró-reitores e gestores de unidades acadêmicas da UFG, além de lideranças regionais da agricultura familiar.

Source: Reitoria Digital UFG

Categories: Notícias Agro Centro-Oeste Familiar