Resolução que cria o Cempa Cerrado é aprovada pelo Consuni
Centro deverá ser capaz de garantir a precisão em questões relacionadas à previsão do tempo
Texto: Nathália Alves
Foto: Jornal UFG
Em sessão do Conselho Universitário da UFG (Consuni) realizada nesta sexta-feira (28/4), foi aprovada a resolução que cria o Centro de Excelência em Estudos, Monitoramento e Previsões Ambientais, o Cempa - Cerrado.
O objetivo do Centro é a promoção de estudos por meio do uso de dados de satélite e suas interpretações, fazendo com que assim seja possível gerar com uma precisão ainda maior, a previsão do tempo para a região Centro - Oeste. Além disso, cenários climáticos e modelos de produção agro climáticos e outros produtos, poderão ser previstos com maior exatidão.
O vice-reitor da UFG, Jesiel Carvalho, durante a relatoria da resolução, afirmou que esse modelo, dotado de tão alto nível de precisão, é algo novo no Brasil. “Isso é algo inédito em nosso país e raro em poucos lugares do mundo”, frisou.
O CEMPA deverá ficar vinculado à Universidade Federal de Goiás, tendo sua gestão compartilhada com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o Governo do Estado de Goiás, por meio de acordos bilaterais.
Categories: Notícias