PRPI27.04

UFG recebe visita do secretário de Prioridades Estratégicas de Goiânia

Atualizada em 28/04/23 08:54.

Gestor municipal conheceu o trabalho do Centro de Excelência em Estudos, Monitoramento e Previsões Ambientais do Cerrado

Texto: Ana Paula Vieira

Foto: Marília Sabino

A UFG recebeu, na manhã dessa quinta-feira (27/4), a visita do secretário do Escritório de Prioridades Estratégicas da Prefeitura de Goiânia, Everton Sérgio Schumaltz. Ele se reuniu com a reitora Angelita Pereira de Lima, o vice-reitor Jesiel Carvalho e a equipe do Centro de Excelência em Estudos, Monitoramento e Previsões Ambientais do Cerrado (Cempa-Cerrado) na Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) da Universidade. Também participaram integrantes da equipe da vereadora Sabrina Garcez, que contribuiu na articulação para o encontro.

A Universidade apresentou ao secretário o trabalho do Cempa, que realiza estudos utilizando modelagem numérica e dados de satélite permitindo gerar com precisão e nível inéditos a previsão do tempo para toda a região Centro-Oeste (intervalos de 5 a 10 dias), cenários climáticos e modelos de produção agro climáticos, entre outros produtos. Inicialmente, o professor Laerte Guimarães fez um histórico da criação do Cempa, que está em funcionamento há dois anos viabilizado por parceria entre a UFG, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o Governo Estadual.

Além de previsões climáticas mais acuradas para o estado de Goiás, os pesquisadores do Inpe e integrantes do Cempa Saulo Freitas e Karla Longo também falaram sobre o potencial do Centro para fornecer dados sobre questões como qualidade do ar e ondas de calor. O professor Laerte destacou ainda que a iniciativa não se sobrepõe a outras já existentes e que o intuito do grupo é trabalhar de forma colaborativa, por meio de parcerias e redes. “Nosso objetivo é apresentar dados para contribuir com o desenvolvimento sustentável de Goiás e Goiânia, construindo soluções de forma conjunta”, ressaltou Guimarães.

Parceria
A reitora da UFG e o secretário municipal defenderam a importância de uma parceria entre as partes. Segundo Angelita, a UFG está muito empenhada em fazer com que o Cempa ganhe a dimensão que está projetada para a iniciativa, de forma que ela seja referência em previsão climática e monitoramento ambiental, com impacto nas políticas públicas. “Espero que tenhamos com a Prefeitura uma parceria exitosa, longeva e eficaz no que se refere ao monitoramento e previsão e na formulação das políticas adequadas para o desenvolvimento da cidade, tendo em vista o que o Cempa pode oferecer”, resumiu a reitora.

O secretário Everton Sérgio Schumaltz demonstrou o interesse na realização de um convênio, que segundo ele seria o primeiro passo para a parceria. Ele agradeceu a apresentação da UFG e afirmou: “Quando a gente tem a academia perto, a gente tem um balizador. A gente quer contar com o aporte e conhecimento que vocês possuem. Tenho certeza que vai ser uma parceria muito boa”, projetou o gestor. Ao final, ficou acordado que servidores da UFG e da Prefeitura vão levantar e discutir os principais pontos da possível parceria entre as partes.

Também participaram do encontro a pró-reitora de Pesquisa e Inovação da UFG, Helena Carasek, o diretor do Parque Tecnológico Samambaia Luizmar Adriano Junior, o coordenador do Laboratório Multiusuário de Computação de Alto Desempenho (LaMCAD) Herbert de Castro Georg, o gerente técnico-administrativo do LaMCAD Thiago Lara Vasques, servidores do Escritório de Prioridades Estratégicas da Prefeitura de Goiânia e da Defesa Civil municipal.

Fonte: Reitoria Digital UFG

Categorias: Notícias