UFG recebe a visita da Embaixada de Myanmar
Possibilidades de intercâmbio de estudantes, pesquisas e trabalhos foram temas levantados durante a reunião
Texto: Nathália Alves
Fotos: Henrique Moreira
O embaixador de Myanmar no Brasil, Aung Kyaw Zan, país localizado no continente asiático, visitou a UFG nesta quarta-feira (26/4). Durante o encontro, a reitora Angelita Pereira de Lima, fez uma apresentação da Universidade, evidenciando o interesse que a instituição tem em estreitar laços com outros países.
“A UFG tem deixado suas relações com embaixadas e países parceiros ainda mais fortes, porque queremos que elas sejam capazes de gerar um impacto para ampliar a nossa participação, presença e intercâmbio do ponto de vista do conhecimento, da produção científica, da pesquisa e do ensino.”, ressaltou Angelita. A reitora finalizou sua fala de apresentação ressaltando que atualmente, a UFG está elencada como uma das melhores universidades do país e da América Latina.
Aung Kyaw Zan explicou aos presentes que a educação em Myanmar se organiza de maneira diferente do que é observado no Brasil, de modo que cada Ministério fica responsável por uma área do conhecimento nas universidades. Assim, os Ministérios de Myanmar enviaram demandas para que pudessem ser negociadas junto à UFG.
Algumas dessas demandas dizem respeito à área de pesquisa e produção de energias limpas, além de conservação do meio ambiente. Preocupações que surgiram, de acordo com Aung, principalmente após o país perceber que está sendo afetado por mudanças climáticas. Além dos tópicos já levantados anteriormente, Aung ressaltou que pesquisas e trabalhos nas áreas de registro e catalogação de espécies e uma possível cooperação com a Faculdade de Medicina da UFG, também são de interesse do país.
Angelita Pereira de Lima e Laís Forti Thomaz, secretária de Relações Internacionais da Universidade, evidenciaram que a cooperação entre a instituição e Myanmar pode começar por meio de um acordo de caráter mais geral, com foco posterior em uma área como o meio ambiente, por exemplo. Desse modo será mais fácil iniciar a cooperação.
Também estiveram presentes na reunião: Yadanar May Phone Shein, segunda secretária da Embaixada; Marianna Camargo Reis, tradutora; Cristiano Farias Almeida, diretor de Acordos e Redes da UFG e Felipe Terra Martins, pró-reitor de Pós-Graduação.
Categorias: Notícias