
Deputado federal Rubens Otoni visita UFG e conhece ações do Cempa-Cerrado
Centro de Excelência em Estudos, Monitoramento e Previsões Ambientais do Cerrado busca soluções para o desenvolvimento sustentável de Goiás
Texto: Ana Paula Vieira
Foto: Henrique Moreira
O deputado federal Rubens Otoni visitou a UFG nessa segunda-feira (24/4) e conheceu as ações do Centro de Excelência em Estudos, Monitoramento e Previsões Ambientais do Cerrado (Cempa-Cerrado), que objetiva gerar estudos utilizando modelagem numérica e dados de satélite permitindo gerar com precisão e nível inéditos a previsão do tempo para toda a região Centro-Oeste (intervalos de 5 a 10 dias), cenários climáticos e modelos de produção agro climáticos, entre outros produtos. O parlamentar foi recebido no Parque Tecnológico Samambaia (PTS) pela reitora Angelita Pereira de Lima, pelo vice-reitor Jesiel Carvalho, pela pró-reitora de Pesquisa e Inovação Helena Carasek, pelo ex-reitor Edward Madureira e pelo diretor do PTS, Luizmar Adriano Junior.
O Cempa foi apresentado pelo professor Laerte Guimarães. O objetivo, segundo ele, é reunir academia, governo e entes privados buscando soluções para o desenvolvimento sustentável do estado por meio de tecnologias, serviços e políticas públicas. Laerte explicou que se trata de uma iniciativa da UFG, com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e o Governo Estadual.
Laerte destacou que o Cempa está em funcionamento há dois anos e já entrega produtos e serviços como a previsão do tempo de até dez dias com precisão de 5km para Goiás e entorno e de 2km para a região de Rio Verde, enquanto a média da previsão nacional é de cerca de 20km. “O Cempa é algo inédito e pode projetar o estado de Goiás no enfrentamento de desafios climáticos”, enfatizou Guimarães.
O deputado Rubens Otoni agradeceu o convite para conhecer o Cempa e demonstrou seu apoio para fortalecer a implantação e consolidação do Centro. “Vocês estão de parabéns, o Centro já está funcionando, já tem serviço sendo entregue. Estou muito satisfeito com o que estou vendo”, resumiu o parlamentar.
Source: Reitoria Digital UFG
Categories: Notícias