
UFG firma acordo com Escola Superior de Jornalismo de Moçambique
Parceria inicial visa preparação para que novas negociações possam ser feitas no futuro
Texto: Nathália Alves Oliveira
Fotos: Evelyn Parreira
Foi realizada na tarde desta quinta-feira (6/4), uma reunião entre a Reitoria da UFG, representantes dos cursos da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) e representantes da Escola Superior de Jornalismo de Moçambique (ESJ). O encontro foi feito para a assinatura de um acordo entre as instituições de ensino.
Como explicado por Marcos Linhares Goes, assessor de Acordos e Redes da Secretaria de Relações Internacionais da UFG (SRI), a parceria firmada neste primeiro momento é mais ampla, para que todos os cursos que integram a área de comunicação e informação das duas instituições possam ser atendidos.
Com a assinatura de um Memorando de Entendimentos, que se configura como um documento preliminar que funciona como um pré-contrato, novos acordos específicos nas áreas de atuação das instituições poderão ser negociados e consolidados. Isso poderá resultar em mobilidade de estudantes moçambicanos para o Brasil e de brasileiros para Moçambique, além de cursos de formação continuada e de pós-graduação.
Durante a reunião, a reitora Angelita Pereira de Lima apresentou toda a estrutura dos cursos de informação e comunicação da UFG, ressaltando a vontade que a Universidade tem de estreitar relações com a instituição de Moçambique, para o estabelecimento de uma parceria frutífera para ambas as partes envolvidas.
Tomas José Jane, diretor geral da ESJ, evidenciou que o curso de nível superior na área é relativamente recente em Moçambique, ressaltando que o estabelecimento de parcerias para a formação de mestres e doutores em Comunicação, além de um desejo, é também uma necessidade.
Além da reitora Angelita Pereira de Lima e de Marcos Linhares Goes, também estiveram presentes na reunião: Laís Forti Thomaz, secretária de Relações Internacionais; Eliany Alvarenga de Araújo, coordenadora do Núcleo de Pesquisa de Teoria da Imagem da UFG (NPTI); Salvio Juliano Farias, secretário de Comunicação da Universidade; Alexandre Dinis Zavala, diretor da Delegação Acadêmica de Manica; Leonel Simila, integrante do Departamento de Jornalismo da ESJ; Daniel Christino, diretor da FIC; Luciana Candida da Silva, da Comissão de Planejamento do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) e Cristiano Farias Almeida, diretor de Acordos e Redes da UFG.
Fundada em 2008, a ESJ é uma instituição pública que mantém mais de 400 estudantes nos cursos de Relações Públicas, Publicidade e Marketing, Biblioteconomia e Documentação e Jornalismo.
Categorías: Notícias; Notícias em destaque