
UFG e Cetran articulam parceria para buscar soluções para o trânsito em Goiás
Objetivo é tornar o trânsito mais inteligente e mais seguro em todo o estado
Texto: Fabrício Soveral
Foto: Henrique Moreira
A Reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG) recebeu a visita do presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran/GO), José Netho, nesta quarta-feira (1º/3), no Câmpus Samambaia, em Goiânia. O objetivo do encontro foi discutir possíveis parcerias entre a Universidade e o Conselho, que possam contribuir para qualificar o trânsito no estado de Goiás.
Segundo o presidente do Cetran/GO, os órgãos responsáveis pelo trânsito desenvolvem várias ações que visam a melhoria em questões como a mobilidade e a segurança, no entanto, é sentida a falta de uma “ciência do trânsito”. “Queremos entender o trânsito em todos os aspectos, sem uma visão limitada de que ele se resume a veículos, por isso a necessidade de estudos, de pesquisas aprofundadas, de qualificação das pessoas, para que efetivamente possamos ter um trânsito mais inteligente e mais seguro”, afirmou Netho.
O vice-reitor da UFG, Jesiel Carvalho, apresentou ao dirigente algumas ações de parceria que a Universidade desenvolve com outras entidades e instituições. Ele destacou as possibilidades de capacitação e qualificação que podem ser criadas pela UFG - diante de demandas específicas - e oferecidas, desde cursos de capacitação a programas de pós-graduação lato sensu e stricto sensu (mestrado e doutorado). “Nós estamos dispostos a contribuir com o que a Universidade tem de melhor, promover a transformação e o desenvolvimento da sociedade também faz parte da nossa missão”.
Na reunião, pró-reitores e secretários da Universidade fizeram relatos de experiências e apontamentos sobre o que cada departamento pode oferecer em uma parceria com o Cetran/GO. Como encaminhamento, ficou decidido que será montada uma comissão técnica para discutir com detalhes as questões e elaborar a proposta de parceria.
A equipe da UFG presente no encontro teve a presença da pró-reitora de Pesquisa e Inovação, Helena Carasek; do pró-reitor de Pós-Graduação, Felipe Terra Martins; da diretora geral de Pós-Graduação Lato Sensu, Larissa Matuda Macedo; e dos secretários de Promoção da Segurança e Direitos Humanos e de Planejamento e Avaliação, Ricardo Barbosa de Lima e Vicente Ferreira.
Fonte: Reitoria Digital UFG
Categorias: Notícias