Reitoria da UFG recebe integrantes de observatório que discute a reforma urbana em Goiânia
Observatório das Metrópoles apresentou livro “Reforma Urbana e Direito à Cidade: Goiânia”
Texto: Fabrício Soveral
Foto: Marília Sabino
A Reitoria da UFG recebeu a visita de integrantes do Observatório das Metrópoles, na manhã desta quinta-feira (23/2), para a apresentação do livro “Reforma Urbana e Direito à Cidade: Goiânia”. A publicação está disponível em formato e-book desde novembro do ano passado e em breve, com apoio da UFG e recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), será lançada de forma impressa.
O Observatório das Metrópoles é um dos Institutos Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação (INCTs), programa conduzido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTIC), que trabalha de forma sistemática e articulada sobre os desafios metropolitanos colocados ao desenvolvimento nacional, tendo como referência a compreensão das mudanças das relações entre sociedade, economia, Estado e os territórios conformados pelas grandes aglomerações urbanas brasileiras.
Estiveram no encontro os organizadores do livro, Celene Barreira e Marcos Haddad, além da professora da PUC Lúcia Moraes, que faz parte do Observatório. Celene, que é professora no Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa) da UFG, explicou que na publicação os pesquisadores tentam responder qual é o tipo de reforma urbana que o grande centro urbano de Goiânia necessita. Para ela, tornar o conhecimento científico acessível a todos os estratos da população é um dos desafios a ser superado.
“Os nossos pesquisadores [UFG], junto com a PUC Goiás e a UEG, estão envolvidos nesse debate e a universidade tem dado grandes passos na direção da solução de problemas, o que precisamos agora é publicizar, levar de fato à população que vive na cidade, aos gestores, uma fala mais direta que comunique melhor, sem deixar de ser científica”, argumentou.
A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, afirmou que o Observatório conta com o apoio da Universidade e a disposição da gestão em colaborar com iniciativas sobre esses temas importantes para o desenvolvimento sustentável da sociedade. Angelita ainda colocou à disposição os espaços da UFG para o lançamento do livro impresso.
A versão digital de “Reforma Urbana e Direito à Cidade: Goiânia” pode ser acessada pelo endereço eletrônico: observatoriodasmetropoles.net.br
Fuente: Reitoria Digital UFG
Categorías: Notícias