Cotecs UFG

CETT/UFG apresenta relatório do convênio para gestão e operacionalização dos Cotecs

Atualizada em 25/11/22 10:28.

Texto: João Victor Carvalho

Cotecs UFG

Na manhã desta quinta-feira (24), a reitora Angelita Pereira de Lima e o Vice-reitor Jesiel Carvalho participaram da entrega do relatório detalhado do primeiro ano do convênio pactuado entre a Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Governo do Estado de Goiás para a administração e operacionalização dos Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás (Cotecs). A reunião foi realizada no Salão Verde do Palácio das Esmeraldas, na Praça Cívica, região central de Goiânia e contou com a presença do governador Ronaldo Caiado, do secretário-geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima e do secretário da Secretaria da Retomada (SER), César Moura, que receberam o relatório contendo a descrição das ações, aquisições e resultados do primeiro ano do convênio.

O convênio dos Cotecs é executado por meio do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT/UFG) e da Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (Fundação RTVE), que na ocasião foram representados por Moisés da Cunha, diretor geral do CETT/UFG, Alethéia da Cruz, diretora de desenvolvimento e avaliação do CETT/UFG, Flavia Maria Cruvinel, diretora de artes e cultura do CETT/UFG, Jonathan Clímaco, diretor administrativo e financeiro do CETT/UFG e Silvana Coleta, diretora da Fundação RTVE.

Ronaldo Caiado destacou a situação que os Cotecs viviam em um passado recente. “Não podemos mais abrir mão da qualidade do ensino e da qualidade do ambiente em que os nossos estudantes estão. Isso se trata de respeito e só foi possível diante de uma política de respeito ao dinheiro público e aos alunos. Não é que aplicamos mais dinheiro, há agora a aplicação correta do dinheiro” destacou o governador.

Em sua fala, a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, destacou que “hoje fizemos um primeiro relatório, apresentando ao governo de Goiás o êxito dessa primeira fase. A UFG fez um diagnóstico correto e reduziu de 95% para 25% as taxas de evasão e a nossa expectativa é continuar diminuindo esses números. Um dos nossos objetivos é criar mais condições de permanência para os estudantes que se matricularem em um Cotec”.

O relatório apresentado ao governo do estado destacou que, antes do estabelecimento do convênio com a UFG, os Cotecs sofriam com problemas estruturais de seus laboratórios e salas de aulas, evasão escolar de 96%, salários defasados, falta de transparência na seleção e contratação de pessoas, além de outras complicações que impediam o sucesso dos Cotecs. A partir da parceria com a UFG, os Cotecs hoje contam com uma nova realidade que superou os problemas do passado e já no primeiro ano sob a gerência da UFG, apresenta resultados de grande relevância. Nesse período, já são 36.615 alunos certificados, 377 cursos ofertados e um investimento de R$84 milhões em reformas, adequações e aquisições de equipamentos.

Com informações de: cotecs.org.br

Categorias: NOTÍCIA Notícias Noticias