
UFG reforça fortemente que comunidade acadêmica retome medidas de biossegurança contra Covid-19
Recomendação vem em um momento onde os casos da infecção pelo vírus SARS-CoV-2 voltam a crescer
Foto: Jordana Viana
Texto: Augusto Araújo
A Universidade Federal de Goiás (UFG) alerta para que todos os membros da comunidade acadêmica retomem as medidas de biossegurança contra a Covid-19. A recomendação vem em um momento onde os casos da infecção pelo vírus SARS-CoV-2 voltam a crescer no Brasil.
A decisão foi tomada com base nos dados científicos mais recentes da infecção, em consonância com a recomendação de órgãos internacionais de Saúde, o Ministério da Saúde (MS), além do GT-Saúde e o Comitê Operativo de Emergência (COE) da UFG.
Nesse sentido, a Universidade irá intensificar a vigilância sobre a doença. A UFG orienta para que se reforce a prática de medidas de prevenção e controle, como a higienização frequente das mãos com álcool 70% ou água e sabão e o uso de máscaras de proteção facial.
A recomendação se faz ainda mais necessária para indivíduos com fatores de risco para complicações da Covid-19; pessoas que tiveram contato com casos confirmados da doença; e pessoas em situações de maior risco de contaminação pelo novo coronavírus. Além disso, reforça-se o isolamento de novos casos suspeitos e comprovados de Covid-19.
A UFG também orienta que a população mantenha o esquema vacinal completo, inclusive com a terceira e quarta doses contra covid-19, de acordo com as diretrizes do cronograma do MS.
A Universidade conta com a Sala de Vacinas, na Faculdade de Enfermagem (FEN/UFG), no Câmpus Colemar Natal e Silva, que, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), atende a comunidade em geral de segunda à sexta, exceto feriados, das 8h às 12h.
A vacinação contra a Covid-19 também será disponibilizada durante a realização do 19º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex), no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, de 22 a 25 de novembro de 2022. Os demais locais de vacinação contra a Covid-19 são disponibilizados pela SMS e podem ser acessados no site da Prefeitura Municipal.
A UFG também oferece serviço de testagem gratuita, em parceria com a SMS, de segunda à sexta, exceto feriados, atendendo a toda à população goianiense com teste rápido de antígenos de Covid-19. Os locais são o Laboratório Professora Margarida Dobler Komma (LMDK), do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), no Câmpus Colemar Natal e Silva, que atende das 10h30 às 12h30. No Câmpus Samambaia, o serviço é realizado no Laboratório de Análises Clínicas e Ensino em Saúde (Laces), do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), no período vespertino, das 13h às 16h.
Vale lembrar que, desde a sua instalação, o GT-Saúde e o COE têm tomado medidas mais ou menos flexíveis, sempre de acordo com o momento da pandemia.
Fonte: Reitoria Digital UFG