Angelita

Reitora da UFG reforça mobilização das Ipes goianas para reversão de cortes orçamentários

Actualizado en 21/10/22 16:42 .

Angelita Pereira de Lima aponta que movimento em defesa à educação superior continuará ao longo de outubro

Texto: Augusto Araújo

Fotos: João Carvalho

Angelita

 

Durante o Conselho Universitário (Consuni) desta sexta-feira (21/10), realizado no auditório da Biblioteca Central do Câmpus Samambaia, a reitora Angelita Pereira de Lima reforçou que as Instituições Públicas de Ensino Superior (Ipes) do Estado de Goiás seguem mobilizadas para reverter os cortes orçamentários impostos pelo governo federal, que inviabilizam o pleno funcionamento da Universidade.

Angelita destacou que o chamamento da imprensa para uma entrevista coletiva, realizada na última terça-feira (18/10), foi uma ação de mobilização dos dirigentes para apresentar a situação crítica pela qual as Ipes goianas passam. 

“Fizemos algo inédito, ao reunir estes cinco reitores e reitoras. A repercussão que tivemos é de que foi possível passar para as pessoas a nossa realidade. Elas não tinham percebido o quanto nós somos afetados pelos cortes. Nos institutos, por exemplo, temos problemas tão graves quanto os nossos em relação à manutenção predial”.

Consuni

A reitora da UFG afirmou que essa ação das Ipes fazem parte de um movimento  de mobilização permanente no mês de outubro, liderado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), para a defesa do ensino público superior.

Além da coletiva de imprensa, Angelita relembrou que foram feitas manifestações estudantis e sindicais em diversos municípios goianos ao longo da última semana, em resposta ao sucateamento da educação de nível superior no Brasil. Ela também citou que novas mobilizações destas organizações serão realizadas nos próximos dias. 

Fuente: Reitoria Digital

Categorías: Notícias Noticias