
Reitora Angelita aponta desafios e possibilidades para gestão da UFG nos próximos anos
Fala se deu durante abertura do curso “Integra Docente: conhecendo a UFG e a carreira”, realizado na Adufg
Texto: Augusto Araújo
Fotos: Secom/UFG
Na tarde desta quinta-feira (20/10), a reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Angelita Pereira de Lima, apontou alguns desafios e possibilidades para a gestão da Universidade nos próximos anos, durante a cerimônia de abertura do curso “Integra Docente: conhecendo a UFG e a carreira”, realizada no auditório do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg).
Coordenado pela Diretoria de Acompanhamento e Desenvolvimento de Pessoas da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (DAD/Propessoas), o curso tem como objetivo auxiliar os professores recém-empossados a se integrarem com a UFG, a conhecer em linhas gerais as atividades desenvolvidas por esta Instituição, além de propiciar um espaço de socialização de conhecimentos, experiências e culturas acadêmicas, mediante a integração entre os participantes.

Durante a palestra, Angelita apresentou o Plano de Gestão para 2022-2025, apontando o projeto para o desenvolvimento das ações dentro da Universidade. No entanto, ela argumentou que as seguidas reduções de recursos financeiros por parte do governo federal nos últimos seis anos impedem o pleno exercício das atividades da UFG. “Sem dúvidas, o nosso grande desafio é mudar a política de financiamento da Universidade de tal maneira que possamos ter uma recomposição orçamentária”, complementou.
Apesar das dificuldades financeiras dos últimos anos, a reitora destacou o crescimento que a UFG teve entre 2002 e 2012 - chegando a dobrar sua área física - e que, devido aos investimentos em educação realizados nessa época, a Universidade segue colhendo os frutos até hoje. “Graças à expertise dos professores e qualidade das pesquisas, nós somos reconhecidos em rankings internacionais como uma das melhores universidades do mundo, com o nosso desenvolvimento de ciência e tecnologia de ponta”, afirmou.
Por fim, Angelita apresentou aos novos discentes as diretrizes do Plano para a Gestão da UFG - dentre elas, o princípio da gratuidade, defesa da democracia e defesa da qualidade de ensino - e os eixos de atuação da Universidade - como Ensino, Pesquisa e Extensão, Internacionalização, e Planejamento, Orçamento e Gestão.
Adufg
Por sua vez, o professor Geci José Pereira da Silva, presidente da Adufg, apresentou uma palestra sobre a importância do sindicato para os docentes.

Ele destacou a luta da Adufg para a defesa dos professores em assuntos relativos à carreira, salário e melhores condições de trabalho, sempre visando uma educação de qualidade.
Além disso, ele afirmou que o sindicato faz mais do que apenas lutar no âmbito político e institucional pelos servidores, mas também promove atividades de bem-estar e integração para os sindicalizados.
Também participaram do evento: o pró-reitor adjunto de Gestão de Pessoas, Sauli dos Santos Júnior; o diretor de Acompanhamento e Desenvolvimento de Pessoas, Maurício Donizetti Pieterzack; e a diretora de Assuntos Interinstitucionais da Adufg, Geovana Reis.
Source: Reitoria UFG