Zeus

UFG recebe visita de empresa especializada em soluções agrotecnológicas

Actualizado en 20/10/22 12:36 .

Objetivo do encontro foi discutir parcerias que visam mais produtividade e sustentabilidade em atividades do agro

Texto: Fabrício Soveral
Fotos: Lais Dias

Zeus

Nesta quinta-feira (20/10), a UFG recebeu a visita de dirigentes da Zeus Agrotech, empresa situada em Uberlândia (MG) e especializada em soluções para o campo baseadas em tecnologia. No Gabinete da Reitoria, eles foram recebidos pela reitora Angelita Pereira de Lima e pelo vice-reitor Jesiel Carvalho, em reunião que contou com a presença do Cômite Gestor do Centro de Excelência em Estudos, Monitoramento e Previsões Ambientais do Cerrado (Cempa-Cerrado) e professores do Câmpus Rio Verde do Instituto Federal Goiano. O objetivo do encontro foi a apresentação do trabalho realizado pela Zeus e a discussão sobre possíveis parcerias.

O vice-presidente de Tecnologia e Indústria da Zeus Agrotech, Paulo Perez, destacou que a empresa - que iniciou como uma startup - atualmente possui mais 3 mil estações meteorológicas, estando presente em 16 estados de todas as regiões brasileiras com uma cobertura de 7 milhões de hectares. Ele  disse que a empresa fabrica hardwares e desenvolve sistemas com protocolos próprios para as soluções agrotecnológicas que permitam atingir objetivos em que se destacam a produção com mais qualidade, maior produtividade e menor custo.

“Acreditamos na ciência e na tecnologia para a solução de problemas e para tornar o agro uma atividade cada vez mais sustentável, por isso buscamos a universidade porque é o local onde conhecimentos são produzidos”, argumentou Perez.

Laerte Guimarães, do Cempa-Cerrado, disse que acredita que é possível realizar um consórcio que possa prover soluções para o agro em Goiás e para todo o país. “Vemos um grande potencial de sinergia com o que fazemos no Cempa, no Ceia [Centro de Excelência em Inteligência Artificial], no Lapig [Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento], e no Ceagri [Centro de Estudos da Agricultura], por exemplo, com o que a Zeus trabalha”, ressaltou.

A reitora Angelita Pereira de Lima comentou que considera positiva esse tipo de iniciativa e que espera que as parcerias possam ser realizadas e tenham êxito nos objetivos estratégicos propostos. “Nós não estamos apenas olhando para essas parcerias complexas como estamos preparados para elas. Além de abrigar projetos de grande monta, queremos nos inserir nas soluções, fixar talentos no nosso estado e preparar gerações. Esperamos que as nossas ações hoje repercutam no futuro com um agronegócio mais sustentável, esse é um tema estratégico para o país”, concluiu.

Além da Reitoria, pela manhã, os integrantes da Zeus e demais participantes da reunião realizaram uma visita ao Parque Tecnológico Samambaia. Na agenda ainda estão previstas visitas a outras unidades tecnológicas da Universidade.

Zeus

Fuente: Reitoria Digital UFG

Categorías: Notícias