
Pastoral da Criança apresenta metodologia para ajudar no desenvolvimento infantil
Objetivo da Pastoral é realizar parcerias com a UFG para ações de promoção de saúde na gestação e primeira infância
Texto e fotos: Fabrício Soveral
A Reitoria da UFG recebeu a visita da coordenação nacional da Pastoral da Criança, na manhã desta quarta-feira (19/10). Na ocasião, a organização não-governamental apresentou uma nova metodologia baseada no conceito de Impacto Coletivo que está adotando para colaborar com o desenvolvimento infantil, um trabalho que inicia ainda no período de gestação. O objetivo da reunião foi discutir parcerias com a Universidade para ajudar a realizar essas ações em Goiânia.
O coordenador nacional adjunto da Pastoral da Criança, Nelson Arns Neumann, disse que o trabalho está sendo desenvolvido com a ajuda do aplicativo Pastoral da Criança. A nova metodologia já foi adotada nas ações da organização em São Paulo (SP), Chapecó (SC), Campo Grande (MS) e Imperatriz (MA). Agora, está sendo expandida para Goiânia, Cuiabá (MT) e Porto Velho (RO).
“Para problemas complexos é preciso de abordagem não-convencional, por isso estamos adotando uma metodologia com ferramentas que vão sendo aprimoradas durante o seu desenvolvimento. O objetivo principal do trabalho é promover os cuidados na gestação e nos primeiros dias do bebê porque isso pode definir um futuro saudável para as crianças e salvar vidas”, argumentou Nelson.
A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, afirmou que a Universidade tem total interesse em colaborar com o trabalho porque a extensão faz parte da missão da instituição, além de contar com professores e estudantes em diversas áreas do conhecimento que podem colaborar com as atividades. Angelita ainda fez um encaminhamento para que a Pastoral realize reuniões com a Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas (FUNDAHC), que é responsável pelo gerenciamento de maternidades em Goiânia, e com a Cátedra Sérgio Vieira de Mello, já que existe uma preocupação especial com os refugiados que vivem no Brasil.
Também participaram da reunião Maria Lúcia da Silva, da Pastoral da Criança em Goiânia, e as professoras Marília Guimarães e Marilúcia Lago, dos cursos de Nutrição e Psicologia da UFG, respectivamente.
Source: Reitoria Digital UFG
Categories: Notícias