Reitoria da UFG reúne-se com Articulação das Pastorais do Campo

Atualizada em 20/09/22 13:02.

Principal tema discutido foi a especialização em Direito Agrário, parceria da UFG com as pastorais

Fotos: Henrique Moreira

pastorais

A Reitoria da UFG reuniu-se com representantes da Articulação das Pastorais do Campo, organização ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), nesta terça-feira (20/9). Participaram do encontro integrantes do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), da Comissão Pastoral da Terra (CPT), do Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM), do Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP) e da Cáritas Brasileira. O principal tema discutido foi o curso de especialização em Direito Agrário que é realizado em parceria da UFG com as pastorais do campo.

O vice-coordenador do curso, Cláudio Lopes Maia, explicou que o encontro foi uma forma de apresentar à Reitoria os resultados após o término da segunda turma da especialização em Direito Agrário, que é voltada para as pessoas ligadas às pastorais do campo, e ao mesmo tempo apontar caminhos para as próximas turmas e para o fortalecimento e aprofundamento da parceria.

Cláudio disse que o curso recebe alunos de todo o Brasil e possui uma importância social imensa: “O curso forma pessoas que atuam diretamente na proteção de indígenas, quilombolas, pescadores, aquelas pessoas que estão no campo em busca do seu direito à terra, em busca do seu direito à sobrevivência, direito da sobrevivência das suas comunidades.”

A reitora Angelita Pereira de Lima fez um relato aos participantes da reunião sobre as ações que a Universidade tem desenvolvido ao longo dos anos na área da formação para assuntos do campo e de inclusão de integrantes de comunidades tradicionais, além de ações no campo dos Direitos Humanos.

“A UFG tem vínculo histórico e assertivo com esse tipo de formação, temos aprimorado os nossos processos ao longo dos anos e o fortalecimento deste tipo de parceria é de nosso total interesse até mesmo porque temos outras demandas e projetos para serem desenvolvidos”.

Pela gestão da UFG, também participaram da reunião o pró-reitor de Pós-Graduação, Felipe Martins, e a diretora de Pós-Graduação Lato Sensu, Larissa Macedo.

Categorias: Notícias PRPG