Angelita

UFG assina convênio para desenvolvimento de pesquisas no setor agropecuário

Atualizada em 31/08/22 13:31.

Parceria visa aproximar pequenos agricultores do acesso à tecnologias

Texto: Augusto Araújo

Angelita
Foto: Augusto Araújo / Reitoria Digital

 

No final da tarde desta terça-feira (30/8), a Reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG) se reuniu com representantes da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e do Grupo Adir, empresa especializada em processos de melhoramento genético bovino, para a assinatura de um convênio, selando uma parceria entre as partes.

O objetivo desta ação é o desenvolvimento conjunto de atividades de pesquisa, inovação, transferência de tecnologia e extensão relacionadas ao melhoramento genético, nutrição, produção e adaptabilidade de bovinos criados nas condições edafoclimáticas do Cerrado, aplicáveis à pecuária tradicional e à agricultura familiar.

Convênio Adir e Emater
Presidente da Emater, Pedro Rezende [gesticulando] destaca oportunidades para aproximar
agricultura familiar e tecnologias. (Foto: Henrique Moreira / Reitoria Digital)


O diretor da Escola de Veterinária e Zootecnia (EVZ), Adilson Damasceno, destacou: “Temos um grupo muito competente para atingirmos nosso objetivo, que é devolver para a sociedade os produtos que desenvolvemos através de nossas atividades de pesquisa, ensino e extensão”.

“Nossa grande preocupação é dar uma retribuição para onde viemos. Criamos um gado sustentável e desenvolvemos projetos sociais, pensando sempre nos pequenos produtores. Estamos tentando retribuir, dar oportunidades, para que eles tenham acesso às tecnologias e não fiquem marginalizados no processo produtivo”, afirmou Paulo Leonel, diretor do Grupo Adir.

“É um prazer fazer este convênio, que nos permite ter uma relação de forma mais efetiva com a sociedade”, destacou Angelita Pereira de Lima, reitora da UFG.

Convênio Adir e Emater
Foto: Augusto Araújo / Reitoria Digital


Também estiveram presentes na assinatura do documento e foram partes importantes para a realização do acordo de cooperação: o presidente da Emater, Pedro Rezende; e as professoras da EVZ, Maria Clorinda Soares Fioravanti e Adriana Santana do Carmo.

 

Grupo Adir
Paulo Leonel, diretor do Grupo Adir (Foto: Henrique Moreira / Reitoria Digital)
Adilson Damasceno
Adilson Damasceno, diretor da EVZ/UFG. (Henrique Moreira / Reitoria Digital)

 

Clorinda e Adriana
Professoras da EVZ, Maria Clorinda Soares Fioravanti e Adriana Santana do Carmo
[da esquerda para a direita]. (Foto: Henrique Moreira / Reitoria Digital)

 

Fonte: Reitoria Digital UFG

Categorias: Notícias Noticias