Projeto de ciclovia que liga câmpus da UFG em Goiânia é retomado com Prefeitura
Idealizado em 2012, estudo apresenta proposta para melhorar trânsito entre unidades na capital goiana
Texto: Augusto Araújo
Fotos: Wesley Menezes
A Reitoria da UFG se reuniu, na tarde desta quinta-feira (7/7), com representantes da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) e da Secretaria de Governo (Segov) da Prefeitura de Goiânia, para retomar o projeto de um Sistema Cicloviário que liga os câmpus Samambaia e Colemar Natal e Silva, ambos localizados na capital goiana.
Coordenador do Laboratório de Projetos da Faculdade de Artes Visuais (FAV), o professor Camilo Amaral explicou que o projeto é uma iniciativa idealizada ainda em 2012, mas que possui relevância no cenário atual. “Nós fizemos pesquisas entre e os estudantes e constatamos que um dos maiores medos deles é o de contaminação por covid-19 andando de ônibus. Portanto, além de ser uma alternativa saudável, ainda dá essa segurança aos estudantes”, explicou.
Camilo também destacou que Goiânia é uma cidade que possui vantagens para a implementação de ciclovias, como a topografia plana e um uso de bicicletas acima da média nacional, embora o município ainda tenha pouca infraestrutura para acomodar os usuários. “Entendemos que é um projeto chave. Nós temos hoje, na UFG, um perfil de estudantes com maior dificuldade econômica e as ciclovias seriam muito importantes para o uso deles”, complementou.
Angelita Pereira de Lima, reitora da UFG, afirmou que a Universidade está com muita disposição de retomar e apresentar de forma detalhada o projeto e que existe uma demanda para melhorar o trânsito e interligar os câmpus. “Estamos discutindo o que é possível para solucionar, em curto, médio e longo prazo, essa questão da mobilidade entre os câmpus”.
A reunião contou a presença do secretário municipal de Governo, Michel Magul; do secretário municipal de Mobilidade, Horácio Mello; do secretário executivo da mesma pasta, Ciro Meireles; do vice-reitor da UFG, Jesiel Carvalho; da professora Sandramara Matias; e do diretor da FAV, Bráulio Ferreira.
Fonte: Reitoria Digital UFG
Categorias: Notícias FAV Mobilidade Urbana