Consórcio

UFG e prefeituras goianas assinam Consórcio Intermunicipal Brasil Central

Updated at 06/29/22 09:05 .

Iniciativa visa implementar diretrizes para tratamento de resíduos e estruturação de cooperativas de reciclagem

Texto: Augusto Araújo
Foto: Henrique Moreira

Consórcio

A Universidade Federal de Goiás (UFG) assinou o Consórcio Intermunicipal Brasil Central, na tarde desta terça-feira (28/6), em reunião realizada no prédio da Reitoria.

A iniciativa de colaboração mútua busca desenvolver o projeto de extensão “Diagnóstico Para Implementação de Unidade de Processamento de Biofertilizantes, Programa de Coleta Seletiva e Organização de Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis", coordenado pelo professor Fernando Bartolo.

Através dele, serão estabelecidas diretrizes para incubação e estruturação de cooperativas de catadores de materiais recicláveis; planejamento de programas de coleta seletiva e educação ambiental; e implantação de sistemas de gestão e processamento de resíduos orgânicos para fins de compostagem.

“Realizar esse projeto é um passo extremamente importante para o desenvolvimento do Estado de Goiás e seus municípios. Assim, podemos contribuir com o que a Universidade produz, em termos de conhecimento, ciências e pesquisas, a serviço da sociedade” destacou a reitora Angelita Pereira de Lima.

Presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM) e prefeito de Goianira, Carlos Alberto Andrade, afirmou que a colaboração com a UFG será muito benéfica para o estado, na questão do tratamento de resíduos. “Todos os municípios goianos passam por um problema comum, que é na reciclagem e compostagem. Esse convênio vai nos ajudar muito e temos certeza que iremos chegar nas adequações com a ajuda da Universidade”.

Por sua vez, a prefeita de Itaberaí, Rita de Cássia, pontuou o desafio que é tratar da questão dos lixões em Goiás e diminuir as desigualdades. “Nós, gestores dos municípios, buscamos sempre o melhor. O melhor, agora, é buscar a UFG”.

Também participaram da reunião: o vice-reitor Jesiel Carvalho; o diretor executivo da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), Orlando Amaral; a professora Sandramara Matias; e os prefeitos de Inhumas e de Damolândia, João Antônio Ferreira e Rogério Labanca.

Source: Reitoria Digital UFG

Categories: Notícias Noticias