Conselho Universitário da UFG aprova criação do Instituto Verbena

Atualizada em 24/06/22 18:21.

Instituto vai substituir Centro de Seleção e nome é uma homenagem para ex-professora da UFG

Fotos: Tiago Vechi

Verbena

O Conselho Universitário (Consuni) da UFG reuniu-se de forma presencial, na tarde desta sexta-feira (24/6), no auditório da Biblioteca Central, no Câmpus Samambaia. Uma das decisões do Conselho foi a aprovação da resolução que cria o Instituto Verbena, estrutura vinculada à Reitoria, que vai substituir o Centro de Seleção (CS UFG). O nome é uma homenagem à ex-professora da Faculdade de Educação Verbena Moreira Soares de Sousa Lisita. Ela faleceu em 2007, aos 41 anos, época em que presidia o CS UFG.

Conforme o texto da Resolução aprovada, “o Instituto Verbena/UFG tem como objetivo realizar, com excelência, processos de seleção, avaliação, formação, qualificação e pesquisa, para a administração pública, empresas e outras organizações da sociedade, nos âmbitos nacional, regionais, estaduais e municipais”. O Instituto vai ter um regimento específico, que será instituído por portaria da Reitoria da UFG, com o detalhamento dos procedimentos de sua organização e gestão.

A apresentação da proposta de criação do Instituto foi realizada pela professora Sandramara Matias, que também expôs os motivos da escolha do nome. Ela lembrou parte da história de Verbena Lisita e as contribuições dela para o CS e para a UFG. Na sequência, o diretor de Publicidade Institucional da Secretaria de Comunicação, Leonardo Rezio, apresentou a marca do Instituto e os conceitos que levaram a construção dela.

Claci Rosso, diretora executiva do Verbena, argumentou que o CS já tinha vocação e potencial para se tornar um Instituto. “A partir de um projeto já realizado, tínhamos o diagnóstico de uma realidade com uma grande demanda estadual, regional e nacional, onde percebemos que a UFG teria o potencial e a capacidade para executar esse trabalho, esses novos serviços. É um grande desafio, uma grande responsabilidade, mas também faz parte da nossa missão com a sociedade”.

Homenageada

Verbena Moreira Soares de Sousa Lisita era professora da Faculdade de Educação (FE) e presidente do Centro de Seleção da UFG. Ela faleceu no dia 28 de agosto de 2007, aos 41 anos, e estava grávida de cinco meses quando foi vítima de complicações decorrente de um aborto espontâneo.

Nascida em Goiânia, em 26 de setembro de 1965, Verbena era formada em História pela Universidade Católica de Goiás, fez mestrado em Educação Escolar Brasileira pela Universidade Federal de Goiás e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo.

A professora assumiu a presidência do Centro de Seleção em janeiro de 2006, quando teve início a gestão de Edward Madureira Brasil à frente da Reitoria da UFG. Entre as suas publicações está a autoria do livro “Formação de professores: políticas, concepções e perspectivas”, da editora Alternativa.

Verbena Lisita

Categorias: Notícias CONSUNI Instituto Verbena