Polo de Tecnologia e Sustentabilidade

Reitoria apresenta à prefeitura de Goiânia projeto detalhado do Polo de Tecnologias Sociais e Sustentabilidade

Actualizado en 21/06/22 18:00 .

Iniciativa visa desenvolvimento de novos produtos científicos, além de garantir benefícios sociais e qualidade de vida a setores vulneráveis

Texto: Augusto Araújo

Polo de Tecnologia e Sustentabilidade
Foto: Paulo José / Prefeitura de Goiânia

A Reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG) se reuniu nesta terça-feira (21) com a prefeitura de Goiânia, no Paço Municipal, para apresentar o projeto detalhado do Polo de Tecnologias Sociais e Sustentabilidade.

A iniciativa, idealizada pela UFG e coordenada pelo professor Carlos Hoelzel, contará com um conselho gestor unindo Universidade, Prefeitura, Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) e Governo do Estado.

O objetivo desta colaboração é constituir um centro de referência em tecnologia sociais e sustentabilidade na UFG, ao tratar dos resíduos destinados à reciclagem. O projeto também visa garantir benefícios sociais e qualidade de vida aos trabalhadores da instalação.

“Esse polo vai mudar a nossa relação com os resíduos e com as pessoas. Temos uma dívida com o meio ambiente que será minimamente dirimida com a implementação do polo”, destacou a reitora Angelita Pereira de Lima.

Angelita Paço Municipal
(Foto: Pablo Lisboa / Reitoria UFG)

Conforme estimativas, no início das atividades, mais de mil pessoas serão beneficiadas diretamente pela inauguração do Polo de Tecnologias Sociais e Sustentabilidade. Além disso, outras 1,6 mil famílias poderão desfrutar dos efeitos indiretos gerados pela nova instalação.

O projeto ainda traz consigo a meta de aplicar as pesquisas produzidas pela UFG, através da implantação de técnicas e tecnologias inovadoras, processos de reciclagem ampliados, logística e reuso, além do desenvolvimento de novos produtos com os materiais tratados no Polo. Soma-se a isso as práticas de gestão cooperativa, economia solidária e formação dos trabalhadores.

“Esse poderá ser mais um dos tantos projetos que temos com a Universidade. Para nós, é motivo de orgulho participar efetivamente de ações que tratem do meio ambiente” afirmou o prefeito Rogério Cruz (Republicanos).

Fuente: Reitoria UFG

Categorías: Notícias Noticias