Reitoria participa da abertura da VII Semana de Planejamento Pedagógico

Atualizada em 16/05/22 23:26.

Gestores destacaram a importância da presencialidade na Universidade

Fotos: Wesley Menezes

planejamento

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), em parceria com a Diretoria de Acompanhamento e Desenvolvimento de Pessoas da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Propessoas), está promovendo a VII Semana de Planejamento Pedagógico da UFG. O evento iniciou na tarde desta segunda-feira (16/5), no Teatro Belkiss Spencière, da Escola de Música e Artes Cênicas.

A diretora de Acompanhamento e Desenvolvimento da Docência da Prograd, Moema Moraes, conduziu a abertura que teve na mesa diretiva a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, e os pró-reitores da Prograd e Propessoas, Israel Trindade e Everton Wirbitzki da Silveira.

Israel lembrou que há cerca de dois anos a UFG adotou o ensino remoto emergencial e que o evento de planejamento pedagógico é uma forma de fechar esse ciclo que foi cheio de desafios, mas sempre conduzido de forma dialogada e participativa.

“Os nossos cursos foram pensados para a presencialidade, as ferramentas digitais podem contribuir muito para o ensino, mas elas não substituem a figura do professor em sala de aula, do servidor técnico que colabora para que as aulas aconteçam”, argumentou.

O pró-reitor da Prograd disse que essa semana e a próxima são as mais importantes do semestre: “Esta porque é a do planejamento, momento que vamos traçar as orientações para o semestre, e sabemos que quando o planejamento é feito com todo o cuidado, com bastante zelo, evita que tenhamos surpresas durante o semestre; e a semana que vem quando estaremos recebendo os nossos estudantes e esperamos que seja uma verdadeira acolhida porque quem teve a oportunidade de passar por essa universidade nesse período de ensino remoto e ver os corredores vazios, sabe a falta que faz a presença das pessoas nessa instituição”, finalizou Israel.

A reitora Angelita Pereira de Lima reforçou a importância das atividades presenciais: “A presencialidade na universidade é muito mais do que realizar atividades presenciais de ensino, pesquisa e extensão, a presencialidade aqui tem um caráter democrático e de alta complexidade porque a universidade é local de debate, de confronto das ideias, da produção do conhecimento e produção do conhecimento a gente não faz sozinhos, nem com ideias únicas, estamos criando as condições para que os nossos alunos e alunas tenham de fato a experiência da produção do conhecimento, a partir da vivência, da sociabilidade e da troca de experiências”.

Angelita ainda ressaltou que um bom planejamento é fundamental para que a instituição encontre as melhores formas de atingir os objetivos. “E quais são os nossos objetivos? Os nossos objetivos são formar, qualificar e, principalmente, preparar as pessoas que por aqui passam, sejam elas adolescentes, jovens ou adultos, para uma vida plena dentro e fora da Universidade”, concluiu.

O início da VII Semana de Planejamento Pedagógico da UFG teve prosseguimento com a mesa-redonda "Programas e projetos nos cursos de graduação: ampliando possibilidades", que foi mediada pró-reitora adjunta de Graduação, Heliny Carneiro, e teve como convidadas as professoras Maria Amélia Dias Pereira (UFG) e Rozieli Bovolini Silveira (UFSM).

O semestre 2022/1 na UFG, com atividades presenciais plenas, começa no próximo dia 25 de maio.

Categorias: Notícias Prograd Propessoas