Sedi

Técnicos da Secretaria de Desenvolvimento de Goiás visitam Parque Tecnológico Samambaia

Atualizada em 11/05/22 15:34.

Ampliação da infraestrutura computacional na UFG foi tema de discussão

Texto e fotos: Fabrício Soveral

Sedi

A UFG recebeu no Parque Tecnológico Samambaia, nesta terça-feira (10/5), a visita do subsecretário de Tecnologia da Informação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), Rodrigo Moraes, e de integrantes da equipe de Tecnologia da Informação da Secretaria. Eles foram ao Parque para conhecerem as instalações do Laboratório Multiusuário de Computação de Alto Desempenho (LaMCAD) e dialogar com gestores da Universidade sobre uma parceria que visa ampliar a infraestrutura computacional na UFG.

O vice-reitor da UFG, Jesiel Carvalho, disse que a parceria foi discutida anteriormente - de forma preliminar - na Sedi e ela visa o aumento de capacidade computacional tanto para o armazenamento como para o processamento de dados.

“Essa ampliação da infraestrutura é importante para o desenvolvimento de inúmeras atividades. Por exemplo, por parte do Estado, para todas as atividades de gestão administrativa. Por parte da Universidade, para os projetos de pesquisa e os projetos de desenvolvimento institucional que contam com a infraestrutura do LaMCAD. com destaque para o Centro de Excelência em Inteligência Artificial [CEIA] e o Centro de Estudos, Monitoramento e Previsões Ambientais do Cerrado [Cempa]. Todos esses projetos têm impacto econômico e social e ajudam no desenvolvimento tecnológico e científico no Estado de Goiás”, argumentou.

Rodrigo Moraes falou que a parceria objetiva colocar uma camada de infraestrutura computacional com alta disponibilidade para que se tenha uma entrega melhor, com mais qualidade, mais velocidade e mais eficiência nos produtos gerados.

“A ideia é que tenhamos uma conexão entre prédios, que a Sedi e a UFG tenham convergência e sinergia de aplicações para melhorar cada vez mais a pesquisa, o desenvolvimento e os serviços para os cidadãos”, explicou Moraes.

Categorias: Notícias laMCAD