
Reitoria prioriza fortalecimento das graduações e das licenciaturas na UFG
Gestão, DCE e APG dialogaram sobre a defesa da realização de concursos públicos para a área das licenciaturas
Texto: Ana Paula Vieira
Foto: DCE UFG
Na última quarta-feira (13/5), o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e a Associação de Pós-Graduandos (APG) da UFG procuraram a Reitoria da Universidade para apresentar uma pauta das entidades: a defesa da realização de concursos públicos para a área das licenciaturas. Os estudantes foram recebidos pela reitora Angelita Pereira de Lima, que dialogou sobre o tema em questão e enfatizou que o fortalecimento dos cursos de graduação e, dentre esses, os cursos de licenciatura, é uma prioridade da atual gestão.
Em entrevista ao Boa Semana UFG desta segunda-feira (18/4), a reitora reafirmou o posicionamento da instituição, que, segundo ela, tem um papel importante na defesa dos professores. Durante o Programa, Angelita explicou que, recentemente, houve a reforma do Ensino Médio e uma tendência de redução de concursos para as licenciaturas: “A redução de vagas para a licenciatura é uma realidade, é uma cobrança tanto no âmbito municipal, quanto estadual”.
A reitora destacou o posicionamento da UFG sobre o assunto: “A Universidade obviamente é totalmente favorável à ampliação de vagas em todas as licenciaturas; a Universidade forma e forma bem os professores e espera sensibilizar os governos e criar mecanismos para fortalecer a realização de concursos”.
“A UFG defende as licenciaturas, a formação de professores, a carreira e a necessidade dos concursos públicos. Os mecanismos para fazer as defesas é que são diferentes; o movimento estudantil faz de uma forma e a gestão da universidade faz de outra, mas no final o objetivo é o mesmo”, declarou a reitora.
Fonte: Reitoria Digital UFG
Categorias: Notícias