
UFG e Prefeitura de Alto Horizonte discutem projetos de sustentabilidade
Objetivo é transformar resíduos em fonte de emprego e renda no município
Texto e fotos: Fabrício Soveral
A Reitoria e integrantes da Incubadora Social da UFG receberam, na tarde desta terça-feira (5/4), a visita do prefeito de Alto Horizonte, Luiz Borges da Cruz. O objetivo do encontro foi discutir possíveis parcerias para projetos de sustentabilidade no município do norte goiano.
O prefeito explicou que existe uma grande preocupação com a destinação dos resíduos sólidos orgânicos, que podem se tornar fonte de emprego e renda caso sejam tratados. “Eu digo que hoje nós estamos ‘enterrando’ dinheiro! Para resolver isso não vejo uma instituição melhor para fazer parceria do que a UFG porque sabemos da capacidade e da seriedade em tudo que realiza”, argumentou Cruz.
A reitora Angelita Pereira de Lima disse que é uma satisfação quando um gestor chega na instituição com essa visão de futuro, pensando em ações que vão gerar benefícios de longo prazo para a comunidade. “Além de termos a expertise sobre o assunto, eu digo ao prefeito que ele veio ao lugar certo porque a UFG tem o compromisso social, que é parte da sua missão, de contribuir para o desenvolvimento e transformar realidades”, destacou a reitora.
Jesiel Carvalho, vice-reitor da UFG, ressaltou que o começo será o tratamento dos resíduos sólidos orgânicos, mas que desta parceria podem surgir outras ideias para definir os arranjos produtivos locais que assegurem o desenvolvimento econômico e social de Alto Horizonte. “Vamos montar uma equipe de especialistas para ir até o município e estudar a realidade regional, a primeira etapa é conhecer bem a região, conversar mais sobre os problemas e formular a partir disso uma proposta de convênio para um trabalho em etapas, uma construção passo a passo”, explicou.
Como encaminhamento da reunião ainda ficou definido que técnicos do município virão à UFG, ainda em abril, para conhecer os trabalhos que a Universidade desenvolve no tratamento de vários tipos de resíduos.
Também participaram do encontro e fizeram contribuições para a discussão o secretário de Planejamento da Reitoria, Vicente Ferreira, o coordenador da Incubadora Social da UFG, Fernando Bartolo, e os professores Carlos Hoelzel e Wilson Mozena Leandro.
Fuente: Reitoria Digital UFG
Categorías: Notícias Incubadora Social UFG