
CSVM da UFG faz balanço de atividades e apresenta projetos futuros
Seminário Nacional da Cátedra Sérgio Vieira de Mello em 2022 será realizado na UFG
Texto: Fabrício Soveral
Foto: Wesley Menezes
A coordenação da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) da UFG foi recebida pela Reitoria da Universidade, na tarde desta sexta-feira (1/4). No encontro, os integrantes do grupo apresentaram as atividades realizadas e em andamento, além dos projetos futuros. Entre os objetivos da CSVM na UFG estão difundir o ensino universitário sobre temas relacionados ao refúgio, a promoção da formação acadêmica e da capacitação de professores e estudantes dentro da temática e o aumento da quantidade de trabalhos diretos com refugiados em projetos comunitários.
O coordenador geral da Cátedra, João Henrique Ribeiro Roriz, anunciou que a UFG foi escolhida para sediar o Seminário Nacional da CSVM em 2022. O evento é coordenado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e considerado o principal da temática dos refugiados que é realizado no Brasil. O seminário está previsto para os dias 28 e 29 de setembro.
Outros temas abordados na reunião foram a revalidação de diplomas de graduação, reconhecimento de diplomas de pós-graduação e ações afirmativas para o ingresso de refugiados e migrantes forçados nos programas de pós-graduação da UFG. O objetivo é que a CSVM, junto com a Reitoria, elabore políticas para promover essas ações.
A reitora Angelita Pereira de Lima e o vice-reitor Jesiel Carvalho elogiaram o trabalho do grupo na Universidade e destacaram a importância institucional do tema dos refugiados, além de colocarem-se à disposição para colaborar com o trabalho da CSVM da UFG.
Também participaram da reunião os integrantes da Cátedra: Laís Forti Thomaz (Relações Institucionais), Rômulo de Sousa de Azevedo (Atividades de Ensino), Suzete Almeida de Bessa (Atividades de Extensão), Andréa Vettorassi (Atividades de Pesquisa), Carolina Hissa (Atividades de Pesquisa), Thiago Cardoso Franco (Assessoria de Comunicação) e Felipe Aquino (Apoio Técnico).
Fonte: Reitoria Digital UFG