
UFG encerra ciclo 2020-2022 dos Programas de Iniciação à Docência e de Residência Pedagógica
Cerimônia de encerramento foi transmitida pelo canal UFG Oficial no Youtube e teve a participação da reitora da UFG
Texto: Ana Paula Vieira
Imagem: Reprodução Youtube
A UFG encerrou nesta sexta-feira (1/4) as edições de 2020-2022 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa de Residência Pedagógica (RP), com cerimônia transmitida pelo canal UFG Oficial no Youtube. A abertura do evento contou com a presença da reitora Angelita Pereira de Lima e de gestores da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).
O evento começou com a apresentação de um vídeo realizado pela RP de Artes. Na abertura, a reitora destacou que a solenidade não só encerra um projeto exitoso, mas também presta contas à sociedade da qualidade do trabalho desenvolvido na UFG. “Essa cerimônia de encerramento é muito importante e é também um processo pedagógico, educativo e cultural. Quero parabenizar os estudantes pela persistência, qualidade do trabalho e pela formação. Chamo vocês para essa continuidade na formação, aprimorando os processos pedagógicos, a formação de professores e a relação com as escolas”, disse Angelita, agradecendo também as escolas que receberam os graduandos.
A pró-reitora adjunta de Graduação da UFG, Heliny Carneiro, enfatizou que o Pibid e a RP são iniciativas que inserem os estudantes no cotidiano nas escolas desde o início do curso e proporcionam oportunidade de criação, participação e articulação de forma colaborativa com a escola pública de educação básica.
Para a diretora de Ensino da Prograd, Moema Gomes Moraes, o edital 2020 do Pibid e da RP foi desafiador pelo contexto político, econômico e da pandemia. Segundo ela, foi muito importante ter uma comunidade unida refletindo sobre a prática e a teoria em um momento de muitos desafios.
A diretora de Acompanhamento e Promoção Estudantil da Prograd, Ana Cristina Rebelo, elogiou o trabalho, o compromisso e a dedicação dos envolvidos. Ela parabenizou professores, diretores, toda a comunidade da UFG que participou e a comunidade escolar.
Programas
Os coordenadores institucionais do Pibid e da RP, Vanilton Camilo de Souza e Patricia Roberta de Almeida Castro Machado apresentaram alguns dados dos programas na UFG durante o evento de encerramento. O Pibid teve 16 subprojetos e implementou 240 bolsas, além de participantes voluntários. A RP contemplou 8 subprojetos, com 192 bolsas e também contou com voluntários. Segundo os coordenadores, em ambos os Programas, as bolsas foram totalmente preenchidas e o número de estudantes bolsistas chegou a ser maior que o número de bolsas devido a substituições durante os processos. O evento ainda contou com a mesa-redonda “Significados e desafios do Pibid e da RP da UFG”.
O Pibid e a RP são Programas financiados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e integram a Política Nacional de Formação de Professores. O Pibid tem o objetivo de antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública, fazendo uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais. A RP objetiva induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso, desenvolvendo atividades como regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora.
Fonte: Reitoria Digital UFG
Categorias: Notícias