
Comissão que acompanha casos de assédio e preconceito faz primeira reunião de 2022
Primeira reunião com a presença da nova gestão da UFG marcou a retomada dos trabalhos da Comissão
Texto: Ana Paula Vieira
Imagem: Reprodução Google Meet
A Comissão Permanente de Acompanhamento de denúncias e processos administrativos relacionados a casos de Assédio Moral, Sexual e Preconceito no âmbito da UFG realizou a primeira reunião de 2022 nesta segunda-feira (21/3), em formato híbrido. Na Reitoria, participaram a reitora Angelita Pereira de Lima, a secretária de Inclusão da UFG, Luciana de Oliveira Dias, e a assessora especial do Gabinete, Sandramara Matias; outros integrantes da Comissão estiveram presentes remotamente.
Essa foi a primeira reunião com a presença da nova gestão da UFG, marcando a retomada dos trabalhos da Comissão, e por isso foi feita uma rodada de apresentações. O encontro foi conduzido pela presidente da Comissão, Sandramara Matias, que destacou o papel do grupo: “É um trabalho de articulação com unidades acadêmicas e órgãos, acompanhamento com a Ouvidoria, para ter conhecimento dos casos e tipos de casos e do andamento dos processos tanto do ponto de vista das denúncias quanto dos encaminhamentos (ainda que sejam processos sigilosos)”.
A reitora da UFG expressou sua satisfação em participar da reunião pela primeira vez, e lembrou sua aproximação com o tema, tanto na gestão, quanto na pesquisa. “Existem muitas possibilidades para a gente atuar com a temática de combate ao assédio moral, sexual e de violência na UFG e estar aqui pela primeira vez na comissão é uma tarefa que me deixa muito confortável”, disse Angelita.
As participantes também sugeriram ações como a realização de cursos de extensão, estratégias de sensibilização da comunidade acadêmica e campanhas sobre o assunto, além da importância do levantamento de dados e registro da memória das ações da Universidade relacionadas ao tema. Foi aprovado ainda um cronograma das reuniões da Comissão para 2022.
Participaram representantes de unidades acadêmicas e órgãos, entidades sindicais e estudantis.
Fonte: Reitoria Digital UFG
Categorias: Notícias