
Reitora destaca clima de tranquilidade na ampliação das atividades presenciais da UFG
Gestora deu os informes em pronunciamento na abertura da reunião do Cepec
Texto: Ana Paula Vieira
Imagem: Reprodução RNP
A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, abriu a reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Cepec) nesta sexta-feira (18/3) ressaltando o sucesso da ampliação das atividades presenciais na UFG, ocorrida no dia 7 de março. Segundo a gestora, as informações são de que não há intercorrências, as conferências dos cartões de vacinação estão ocorrendo tranquilamente e não há notificações de surtos de contaminação entre a comunidade universitária.
“Estamos vivendo um momento muito importante aqui na UFG com a ampliação das atividades presenciais. Um clima de muita tranquilidade e felicidade”, disse Angelita. De acordo com a reitora, trata-se de um retorno que ainda não é pleno, pois continuam ocorrendo atividades remotas: “Nos dá condições de ganhar mais confiança e de reconhecer que estamos vivendo um processo seguro. Isso é muito importante”.
Angelita comentou ainda que a retomada de atividades presenciais nas universidades foi pauta do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), na última quinta-feira (17/3). Ela afirmou que os informes das instituições que já retornaram às atividades presenciais são de tranquilidade e poucas intercorrências, semelhantes à UFG. De acordo com a gestora, a meta e o grande desafio das instituições continua sendo essa retomada.
Informes
Ainda na abertura do Cepec, os pró-reitores de Graduação e de Assuntos Estudantis, Israel Elias Trindade e Maisa Miralva, fizeram informes sobre as pastas. Israel destacou que os índices de preenchimento de vagas do Sisu 2022 na UFG estão superando os de 2021. A Universidade está na terceira chamada e ainda vai realizar a 4ª convocação e a chamada pública. “Com as outras chamadas, a expectativa é de preencher acima de 90%, chegando a 100% com o edital de vagas remanescentes”, disse Trindade.
A pró-reitora da Prae destacou que será publicado em breve o edital do Acolhe UFG, com o objetivo de contribuir para a redução dos riscos de evasão relacionados à condição de baixa renda, favorecendo a permanência e o desempenho acadêmico do ingressante. Estudantes com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo poderão receber uma bolsa de R$ 500 reais e ter as três refeições gratuitas no RU. O edital será publicado no site prae.ufg.br.
Fonte: Reitoria Digital UFG
Categorias: Notícias