UniRovuma

UFG faz recepção on-line para doutorandos de projeto com universidade de Moçambique

Atualizada em 18/03/22 11:57.

Estudantes fazem parte do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras

Texto: Gabriela Gomes e Fabrício Soveral
Foto: Reprodução/Google Meet

UniRovuma

O Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras da UFG (PPGLL) promoveu, nesta sexta-feira (18/3), uma reunião de recepção on-line para os doutorandos do projeto de cooperação com a Universidade Rovuma, de Nampula, Moçambique (UniRovuma). O evento contou com a participação das reitorias da UFG e da UniRovuma, além de professores e estudantes das duas instituições.

A recepção foi conduzida pela coordenadora do PPGLL, Elena Ortiz Preuss, que destacou que o projeto de cooperação com a UniRovuma marca os cinquenta anos do Programa na Faculdade de Letras da UFG, que teve o início em 1972 por meio de um convênio com a Universidade de São Paulo (USP).

Pela proposta de execução, os objetivos do convênio são: qualificar em nível de doutorado os profissionais portadores do título de mestre na área de Linguagem e áreas afins, do norte de Moçambique; estabelecer parcerias de estudos e pesquisas na grande Área de Letras e Linguística; promover intercâmbio de estudantes e docentes entre as instituições parceiras; e assessorar, durante os quatro anos de vigência do PCl-Doutorado, a Faculdade de Letras e Ciências Sociais da UniRovuma na criação de seu programa de pós-graduação em Estudos Linguísticos e Culturais.

Para a vice-reitora da UniRovuma, Sarifa Fagilde, a UFG oferece uma grande oportunidade para a troca de aprendizados entre alunos brasileiros e moçambicanos: “os nossos estudantes esperam compartilhar do conhecimento que há na UFG, pois é algo que fará muita diferença no aprendizado dos mesmos”.

“Esse é um projeto de mão dupla onde as instituições poderão fazer uma troca de aprendizados e de culturas, também afirmamos que é um resgaste histórico, uma referência à memória da relação entre ambas as nações”, frisou a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima.

Fonte: Reitoria Digital UFG

Categorias: Notícias FL