Reitoria recebe representantes do RedeMob Consórcio
Na pauta do encontro, as mudanças realizadas no trânsito das imediações do Câmpus Samambaia que inviabilizaram a entrada das linhas de ônibus no Câmpus
Texto: Ana Paula Vieira
Foto: Henrique Moreira
A Reitoria da UFG reuniu-se nesta quarta-feira (16/2) com representantes do RedeMob Consórcio, que opera a Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC). O encontro no Gabinete da Reitoria teve o objetivo de compreender mudanças realizadas no trânsito das imediações do Câmpus Samambaia e que inviabilizaram a entrada das linhas de ônibus que passavam por dentro do Câmpus.
Anteriormente, os ônibus que chegavam pela Av. Esperança podiam virar à esquerda e acessar o Câmpus pelo portão próximo ao Instituto de Ciências Biológicas; mas a instalação de um semáforo impediu essa conversão e os ônibus deixaram de circular dentro do Câmpus. Dessa forma, os usuários têm que descer na Av. Esperança e caminhar cerca de 2km para acessar diversos prédios da UFG. A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, a assessora especial do Gabinete da Reitoria, Sandramara Matias, e o secretário de Promoção da Segurança e Direitos Humanos Ricardo Barbosa explicaram sobre as dificuldades trazidas por essa mudança, considerando o fluxo de milhares de pessoas diariamente pelo câmpus e a segurança desses frequentadores.
Cesar Eduardo de Siqueira, Divanir Correia da Silva e Alessandro Pereira Barbosa, da RedeMob, concordaram com a importância da demanda e orientaram que a UFG entre em contato com a Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) e a RMTC, para formalizar a situação e alertar sobre os riscos dessa mudança, além de colher informações sobre as avaliações e estudos técnicos realizados para subsidiar a alteração.
Angelita afirmou que vai oficiar os órgãos responsáveis e comentou que o secretário de Mobilidade participaria da reunião, mas foi impedido por questões de saúde. Segundo a reitora, as providências por parte da UFG serão tomadas com urgência, pois com a ampliação das atividades presenciais na Universidade, prevista para 7 de março, a circulação de pessoas no espaço vai aumentar.
que inviabilizaram a entrada das linhas de ônibus no Câmpus
Fonte: Reitoria Digital
Categorias: Notícias