Luciana Dias

UFG cria secretaria para reunir e organizar ações de inclusão

Atualizada em 12/02/22 09:57.

Secretaria de Inclusão será dirigida pela professora da Faculdade de Ciências Sociais Luciana de Oliveira Dias

Foto: Wesley Menezes

Luciana Dias

A UFG começou o ano de 2022 realizando mais uma ação pioneira em instituições públicas de ensino superior no Brasil: a criação da Secretaria de Inclusão (SIN). A SIN é uma unidade administrativa superior da Universidade que vai atuar no desenvolvimento, fortalecimento e concretização de políticas e ações de reconhecimento da diferença e da diversidade, de inclusão de segmentos societários historicamente discriminados e de promoção da igualdade de oportunidades e de tratamento.

A titular da Secretaria é a professora da Faculdade de Ciências Sociais Luciana de Oliveira Dias, conhecida por ações em movimentos antirracistas e contra a LGBTfobia. A nomeação dela foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), nesta sexta-feira (11/2). Luciana destacou que a SIN vai reunir e organizar em um mesmo lugar ações muito preocupadas com a inclusão que estavam pulverizadas na UFG.

“Acreditamos que reunindo essas ações poderemos transformá-las em políticas da Universidade e a importância disso é a possibilidade de torná-las permanentes, independentes da gestão”, justificou.

A secretária de Inclusão ressaltou que a preocupação da UFG com a inclusão não é algo novo: “Embora a SIN seja uma ação pioneira em termos de expressão para a Universidade, é fundamental destacar que nossos passos vêm de longe, tem todo um histórico que chega até o UFGInclui, e além do UFGInclui, passos importantes que foram dados no passado que fizeram com que a gente chegasse até esse momento favorável para a criação da Secretaria.”

A SIN está funcionando provisoriamente no prédio da Reitoria da UFG, mas em breve terá um local próprio próximo ao Restaurante Universitário do Câmpus Samambaia.

Categorias: Notícias Secretaria de Inclusão