
Associação de Egressos e entidades promovem manifesto em defesa da UFG
Ato demonstrou apoio à nova reitora, repudiou a falta de autonomia universitária e defendeu a reposição orçamentária da Universidade
Texto e fotos: Fabrício Soveral
A Associação de Egressos e Egressas da UFG, SINT-IFESgo, Adufg, entidades sindicais de trabalhadores e patronais, conselhos profissionais, entidades estudantis, representantes políticos e movimentos populares de Goiás promoveram um ato-manifesto em defesa da Universidade, na tarde desta terça-feira (1º/2), em frente ao prédio da Reitoria no Câmpus Samambaia.
Os representantes das entidades fizeram discursos demonstrando apoio à reitora Angelita Pereira de Lima, repudiando a falta de autonomia universitária e defendendo a reposição orçamentária da UFG. Também argumentaram sobre a importância da Universidade para o desenvolvimento da sociedade goiana em todos os aspectos.
O ex-reitor Edward Madureira ressaltou que a maturidade institucional foi decisiva para não criar um clima de instabilidade na UFG no início deste ano e duas pessoas foram fundamentais para isso: Sandramara Matias, que “se colocou à disposição para colaborar com o projeto de gestão da universidade” mesmo não tendo sido nomeada reitora, e Angelita Pereira de Lima, que “entendeu a situação e assumiu a responsabilidade de assumir o cargo”.
Angelita comentou que a tentativa de divisão transformou-se em união e reafirmou o compromisso com o projeto de gestão que foi escolhido pela comunidade universitária no ano passado. “Dar continuidade a esse projeto significa fortalecer os princípios que nos norteiam e nós estamos trabalhando politicamente, tecnicamente e intelectualmente para fazer deste o melhor projeto de gestão para a Universidade Federal de Goiás”, declarou.
No final do ato, o presidente da Associação de Egressos, Eliomar Pires, entregou um manifesto assinado por dezenas de entidades de Goiás em defesa da UFG para a reitora Angelita Pereira de Lima.
Fuente: Reitoria Digital UFG
Categorías: Notícias