UFG vai oferecer especialização em Atendimento Aeroespacial
Curso vai atender exigência para profissionais que prestam o serviço no país
Texto e fotos: Fabrício Soveral
A Reitoria da UFG recebeu a visita da major Elaine Monteiro, enfermeira do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, e de gestoras da Faculdade de Enfermagem (FEN) da Universidade, na tarde desta segunda-feira (31/1). O objetivo foi discutir o curso de pós-graduação lato sensu em Atendimento Aeroespacial, que será oferecido pela UFG através da FEN.
Elaine, que é representante do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom), explicou que existe demanda pelo curso no país. Em dezembro de 2020, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) publicou uma resolução exigindo a especialização para os enfermeiros que atuam no atendimento aeroespacial. A mesma resolução indicou um prazo de 36 meses para que eles atendam essa exigência e possam seguir realizando o trabalho.
A professora Claci Rosso, ex-diretora da FEN, explicou que o planejamento para oferecer o curso iniciou no ano passado, com articulação fundamental da major Elaine. O projeto foi tramitado e o curso já está cadastrado no e-MEC. Claci disse que a especialização deverá ter carga horária de 400h, vai abrir 110 vagas (público-alvo principal: enfermeiros e médicos bombeiros militares) e que as inscrições serão abertas entre março e abril.
A reitora Angelita Pereira de Lima destacou que o fortalecimento da pós-graduação na UFG é uma das metas da nova gestão e cursos como esse, em Atendimento Aeroespacial, respondem imediatamente a uma demanda na sociedade e têm impacto na vida das pessoas.
Também participaram da reunião as atuais diretora e vice-diretora da FEN, Camila Caixeta e Natália Aredes, e a assessora especial do Gabinete da Reitoria, Sandramara Matias.
Source: Reitoria Digital UFG