RNP

Reitor da UFG é painelista no fórum anual da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

Updated at 11/24/21 17:48 .

Edward Madureira defendeu o trabalho em rede das instituições federais de ensino

Foto: Reprodução Youtube RNP

RNP

O reitor da UFG, Edward Madureira, participou do Fórum RNP 2021 Digital, na tarde desta quarta-feira (24/11). Ele foi um dos convidados no painel “Estratégia de oferta de serviços digitais para as Instituições de Ensino Superior”. O painel foi moderado pelo diretor adjunto de Gestão de Serviços da RNP, Antônio Carlos Fernandes Nunes, e também contou com a presença do subsecretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do MEC, André Henrique dos Santos Castro, e do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Tomás Dias Sant’ana.

Em sua explanação, Edward afirmou que o sistema federal de ensino é complexo e possui uma característica especial: uma capilaridade que cobre quase todo o território nacional. Entre universidades e institutos federais, são 110 instituições com quase 3 milhões de estudantes e cerca de 188 mil professores e 217 mil técnicos.

“A palavra “rede” é a palavra mágica para colocar toda essa estrutura a serviço das instituições, a serviço do país, para promover a grande mudança que o Brasil precisa”, argumentou.

O reitor defendeu a criação de um sistema nacional de plataformas digitais que possam atender as necessidades das instituições e otimizar os recursos. Ele acrescentou que as universidades e os institutos federais podem colaborar com isso devido à massa crítica e expertise que possuem nos seus quadros.

Madureira elogiou o trabalho desenvolvido pela RNP e destacou que a pandemia forçou um “despertar” para o uso de tecnologias que já estavam ao nosso alcance: “A nova realidade será uma realidade híbrida como, por exemplo, estamos fazendo nesse evento. Mas como dar um salto de qualidade para os eventos e atividades acadêmicas híbridas? Esse é um desafio, porém não podemos mais prescindir do uso das tecnologias nas nossas ações”.

Clique AQUI para mais informações sobre o Fórum RNP 2021 Digital.

Source: Reitoria Digital UFG

Categories: Notícias RNP