mulher

UFG e Prefeitura de Goiânia assinam convênio para criação do Observatório da Mulher

Updated at 11/17/21 20:20 .

Parceria visa a coleta de dados sobre a situação das mulheres no município para elaboração de políticas públicas

Texto e fotos: Fabrício Soveral

mulher

A UFG e a Prefeitura de Goiânia assinaram, na tarde desta quarta-feira (17/11), no Paço Municipal, um convênio para a criação do Observatório Municipal da Mulher, com a estruturação do Centro de Informações e Pesquisa das Mulheres de Goiânia. A parceria, pactuada através da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), visa a coleta de dados sobre a situação real das mulheres no município e a utilização deles para a elaboração e aplicação de políticas públicas.

Tatiana Lemos, titular da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), destacou que o Observatório vai fornecer informações fundamentais para que as políticas públicas sejam mais eficazes não só no combate à violência contra a mulher, mas também nas diferentes políticas de gênero e outras situações que envolvam alguma vulnerabilidade.

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, lembrou que a questão da situação das mulheres no município já era preocupação e objeto de sua atividade como vereador, por isso tem um sentimento de felicidade ao fazer parte deste importante momento. “Este é um projeto essencial para a nossa gestão, é uma garantia de maior conhecimento sobre a cidade que vai oferecer condições para o trabalho conjunto das secretarias em busca de um objetivo comum”.

“Qualquer política pública que se pense em Goiânia, a UFG está ao lado e disposta a colaborar. Estamos sempre prontos para celebrar parcerias com a Prefeitura para servir ao povo goiano, servir ao povo brasileiro”, enalteceu o reitor Edward Madureira.

O ato de assinatura do convênio contou com a presença do presidente da Funape, Orlando Amaral; e dos pró-reitores de Pós-Graduação e de Pesquisa e Inovação, Laerte Ferreira e Jesiel Carvalho; da primeira-dama de Goiânia, Thelma Cruz; além de secretários municipais, parlamentares e representantes do poder judiciário e de entidades da sociedade civil.

mulher

Cempa-Cerrado
Antes da assinatura do convênio, a pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Karla Longo, e o pró-reitor Laerte Ferreira, apresentaram ao prefeito de Goiânia o Centro de Estudos, Monitoramento e Previsão Ambientais do Cerrado (Cempa). Um dos objetivos é estabelecer um convênio para oferecer informações que permitam ao município mitigar os problemas causados pelo clima. Isso será possível devido às previsões climáticas precisas que o Cempa é capaz de realizar. Rogério Cruz encaminhou pelo recebimento de um projeto de convênio e reuniões com secretarias municipais para avançar na discussão.

mulher

Source: Reitoria Digital UFG

Categories: Notícias