UFG recebe estudantes da Nigéria e fortalece processo de internacionalização
Sete dos intercambistas vão cursar mestrado no Programa de Pós-Graduação em Agronomia
Texto e fotos: Fabrício Soveral
A UFG fez uma recepção, na tarde desta terça-feira (16/11), para os estudantes nigerianos que vão cursar mestrado nos programas de Pós-Graduação de Agronomia e de Ciências Biológicas da Universidade. O local foi o auditório Professor Farnes Dias Maciel Neto, na Escola de Agronomia, onde vão estudar sete dos oito estudantes da Nigéria.
O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGA), Marcos Mesquita, afirmou que receber esse grupo de sete estudantes-pesquisadores significa a concretização do processo de internacionalização do PPGA.
“Na história do programa, que tem origem em 1985, nós nunca tivemos um número tão expressivo de estudantes internacionais. Sendo assim, inicia-se um processo de mudança de comportamento entre o corpo docente, começamos a pensar na oferta de disciplinas em outras línguas e esse processo passa a ter uma normalidade, com isso acreditamos que ficará mais fácil ofertar vagas e abrir processos de parcerias internacionais”, argumentou Mesquita.
Francisco Quaresma de Figueiredo, secretário da Secretaria de Relações Internacionais (SRI), explicou que os nigerianos estão vindo com bolsa para estudar no Brasil, não gerando esse custo para a Universidade. “Inicialmente eles foram contatados pela Universidade Federal de Viçosa, que recebeu em torno de 50 estudantes nigerianos, mas como a UFV não conseguiu atender toda a demanda entraram em contato com a UFG, através da SRI, que aceitou recebê-los fortalecendo o nosso processo de internacionalização”.
“Essas relações bilaterais são necessárias e a interação Sul-Sul com a África é importantíssima porque temos problemas comuns, temos soluções em comum e é nosso papel contribuir na qualificação desses profissionais que trabalham com pesquisa no continente africano. Tenho certeza que teremos a oportunidade de fazer trocas e elaborar projetos em conjunto fundamentais para o desenvolvimento dos povos”, destacou o reitor da UFG, Edward Madureira.
Source: Reitoria Digital UFG