
Live da Reitoria aborda questão orçamentária e ampliação das atividades presenciais
Evento foi transmitido pelo canal oficial da UFG no Youtube
Nesta quinta-feira (28/10), a Live da Reitoria, com o reitor Edward Madureira, colocou em pauta a crise orçamentária da universidade e a ampliação das atividades presenciais para o ano de 2022. A live contou com a participação das pró-reitoras de Graduação Jaqueline Civardi e de Extensão e Cultura Lucilene Sousa e foi transmitida pelo canal oficial da UFG no Youtube.
O reitor falou sobre o quadro atual do orçamento da UFG: “Se pegarmos o ano de 2014, que foi o último com financiamento regular para as universidades, foi um financiamento que permitia que a universidade tivesse um certo nível de autonomia. Em comparação com o ano de 2021, o orçamento é da ordem de 45% a menos daquele orçamento de 2014, mas com um agravante, porque a universidade tem mais alunos hoje do que em 2014”.
Edward comentou ainda como a Universidade conseguiu sobreviver com o baixo orçamento: “deixando de fazer aquilo que não impactava diretamente dentro da sala de aula”. De acordo com ele, a Universidade deixou de fazer, por exemplo: manutenção predial, de frotas, alguns eventos, políticas de ações afirmativas importantes e deixou de incentivar pesquisadores que poderiam desenvolver projetos de interesse local. “A universidade passou a sobreviver”, disse o reitor.
O reitor ressaltou que a instituição reduziu serviços de segurança, limpeza e adequação de prédios, por conta da situação orçamentária, centrando todos seus esforços nas salas de aula. Em 2021, aconteceu mais um corte de 18% a menos no orçamento que já era precário. “Estamos falando de uma asfixia brutal da nossa instituição e outras do país, por conta da restrição orçamentária. Não vamos deixar de fazer a presencialidade por falta de recursos, essa é uma decisão política da nossa instituição”, afirmou.
Ampliação das atividades presenciais
Edward comentou sobre a ampliação das atividades presenciais na UFG. "Estamos planejando a volta para o segundo semestre de 2021, que começa no dia 7 de dezembro, mas optamos por aquelas disciplinas que vão voltar presencialmente, voltarem em janeiro de 2022”.
Sobre esse assunto, a pró-reitora de Graduação Jacqueline Civardi comentou as formas de retorno das aulas: “Temos três configurações que estamos planejando para essa retomada de atividades presenciais, que seriam: o formato presencial das atividades acadêmicas, o formato remoto, que seriam de matérias inviáveis de serem realizadas presencialmente, e as atividades híbridas”.
A pró-reitora de Extensão e Cultura Lucilene Sousa falou sobre as ações para garantir a retomada de forma segura. “Vão ser disponibilizados álcool, papel toalha, todo material de higiene, lixeiras distribuídas em locais estratégicos. Recomendações do uso correto das máscaras, além disso, vamos realizar campanhas educativas para conscientização. Teremos a Secretaria de Direitos Humanos prontamente à disposição para recebimento de chamadas pelo aplicativo minha UFG para notificações de irregularidades nesse momento de pandemia”, explicou Lucilene.
Sobre a ampliação das atividades presenciais, foi criado o site retomada.ufg.br, que reúne informações como normativas, orientação para casos suspeitos e material gráfico para ser utilizado nos espaços físicos da universidade.
Fonte: Reitoria Digital UFG
Categorias: Notícias