supercomputador

UFG inaugura supercomputador para IA inédito na América Latina

Atualizada em 22/10/21 15:53.

Equipamento foi adquirido com investimentos da Fapeg e Procuradoria Geral do Estado de Goiás

Texto e fotos: Fabrício Soveral

supercomputador

O Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia) da UFG inaugurou, nesta quinta-feira (21/10), um supercomputador para inteligência artificial com configuração inédita na América Latina. O equipamento foi adquirido com investimento de R$ 1,4 milhão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e aporte de recursos da Procuradoria Geral do Estado de Goiás (PGE-GO). O evento de inauguração foi realizado no Instituto de Informática (INF) da UFG, com mediação do diretor Eliomar Lima, e contou com a participação da Reitoria e dos parceiros na iniciativa.

O coordenador do Ceia, Anderson da Silva Soares, explicou que o supercomputador coloca a UFG na condição de pioneira, uma grande locomotiva na área de processamento de dados, porque é a primeira instituição (seja pública ou privada) na América Latina a utilizar a versão inédita do computador chamado DGX A100-80Gb, o servidor IA mais rápido do mundo. Para dar uma dimensão, Anderson disse que o supercomputador pode processar o equivalente a cerca de 100 mil computadores convencionais.

Soares lembrou que além do custo do equipamento, ele exige complexidade na operação, mas que o Ceia possui equipe com capacidade técnica para operacionalizá-lo de forma eficiente. “Hoje estamos dando mais um passo na afirmação de como a ciência pode ajudar a sociedade, as empresas e colaborar no desenvolvimento social e econômico para todos”.

O presidente da Fapeg, Robson Vieira, destacou que o Centro de Excelência em Inteligência Artificial tem conseguido um desempenho muito acima da média, obtendo retorno dos financiamentos em curto espaço de tempo. “Acreditamos muito nesse projeto, na capacidade de agregar soluções cada vez mais rápidas e mais eficientes para a sociedade”, pontuou.

supercomputador

A procuradora-geral da PGE-GO, Juliana Diniz Prudente, ressaltou que o capital humano é limitado e uma das saídas é o investimento em Inteligência Artificial (IA). Ela justificou que as demandas de massa podem ser realizadas pela IA para que os procuradores atuem nas questões mais intelectuais. “Não existe dinheiro mais caro que o dinheiro público, por isso ele precisa ser bem investido para gerar melhores resultados para a sociedade”, argumentou a procuradora.

A PGE-GO já desenvolve projetos de inovação com o Ceia e o novo equipamento irá auxiliar com projetos de automação de textos jurídicos, sintetização de voz artificial e reconhecimento de fala.

supercomputador

O governo de Goiás foi representado na inauguração pelo secretário de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), Marcio Cesar Pereira, e pelo secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima. O secretário da Sedi falou sobre a importância cada vez maior da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento das sociedades. Já Rocha Lima deu ênfase ao pioneirismo de Goiás nessa área tão importante para o mundo: “A Inteligência Artificial não vai substituir o homem, ela veio para facilitar o trabalho e aumentar a capacidade dele tornando as ações mais eficientes”.

O reitor da UFG, Edward Madureira, falou que o investimento em ciência e tecnologia é pensar no futuro buscando soluções para o mundo. Ele também enalteceu a importância das parcerias entre as instituições. “A UFG é parceira de quem quiser ser sua parceira, é plural, é suprapartidária (...) não vejo fronteiras entre os atores da sociedade, elas não podem existir, junto com as outras instituições estamos aqui para fazer o desenvolvimento do estado”, finalizou.

O supercomputador para inteligência artificial que entrou em operação vai permitir que o Ceia UFG aumente o seu portfólio de produtos de IA para a assinatura de contratos de projetos de inovação com empresas e outras instituições.

supercomputador

supercomputador

supercomputador

 

Leia mais:

Criado curso de Inteligência Artificial na UFG

Ceia UFG inaugura supercomputador para inteligência artificial

Fonte: Reitoria Digital UFG

Categorias: Notícias CEIA inf