live-site2

UFG promove debate sobre violência de gênero

Atualizada em 22/10/21 16:43.

Live “Assédio, violência e preconceito: aqui não!” foi transmitida pelo canal UFG Oficial no Youtube

Texto: Priscila Ribeiro

Imagem: Reprodução Youtube

Na manhã desta sexta-feira (22/10), a UFG promoveu a live “Assédio, violência e preconceito: aqui não!”, sobre o tema violência de gênero, transmitida pelo canal oficial da Universidade no Youtube. A vice-reitora da UFG, Sandramara Matias, participou do evento, que teve como debatedores a professora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) Lúcia Rincon e o servidor do Ministério do Trabalho e Emprego Renato Tochetto, mediados pela professora Maria Meire de Carvalho.

Trata-se de uma campanha proposta pela Comissão permanente de acompanhamento de denúncias e processos administrativos relacionados a questões de assédio moral, sexual e preconceito na UFG, presidida pela vice-reitora. A comissão está prevista na Resolução Consuni n°12/2017, que dispõe sobre normas e procedimentos a serem adotados em casos de quaisquer formas de preconceito no âmbito da UFG.

“A comissão ocupa, no âmbito da universidade, o papel de trabalhar, discutir e propor ações relativas ao enfrentamento do assédio moral, sexual, violênica, preconceito e discriminação de qualquer natureza dentro da universidade”, ressaltou Sandrama.

Renato Tochetto argumentou sobre a importância de comissões como essa e da promoção de políticas e atuação nesse sentido, fazendo estratégias coletivas. A professora Lucia destacou a necessidade de políticas públicas e iniciativas para garantir a proteção de negros, mulheres, pessoas com deficiência (PCD) e pessoas da comunidade LGBTQIA+.

A professora Meire finalizou enfatizando: “O machismo oprime, tortura, adoece e também mata. É importante observarmos a naturalização das violências. A Comissão se preocupa com essas relações desiguais”.

Também acompanharam a live o Diretório Central dos Estudantes (DCE), Sindicato dos Técnico-Administrativo em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (SINT-IFESgo), Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg) e Associação de Pós-Graduandos (as) da UFG (APG).

Fonte: Reitoria Digital