ideathon

Construct Ideathon é aberto com desafio de buscar soluções para os resíduos da construção civil

Atualizada em 21/10/21 09:22.

Maratona de inovação é aberta a todos os estudantes de graduação e pós-graduação

Texto: Fabrício Soveral e Gabriel Nonato*
Fotos: Reprodução/Zoom

ideathon

Ocorreu nesta quarta feira (21/10) o evento de abertura do Construct Ideathon - 1º Desafio Nacional Living Lab C, maratona de inovação promovida pela UFG e pela Comunidade da Construção GO. A competição tem como tema “Redução e Gestão de Reaproveitamento de Resíduos de Construção Civil” e objetiva estimular os participantes a desenvolverem soluções criativas, inovadoras e sustentáveis que possam ajudar a indústria, o setor público e a sociedade a mudar os problemas que envolvem os resíduos da construção civil.

O evento de abertura teve a participação da Reitoria da UFG e de unidades da Universidade envolvidas com a realização do evento. Também participaram representantes dos patrocinadores e apoiadores do Construct Ideathon como o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU/GO), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA-GO), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-GO), Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Goiás (Sinduscon-GO), Associação Brasileira de Cimento Portland e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), entre outros.

A pró-reitora adjunta de Pesquisa e Inovação e diretora de Transferência e Inovação Tecnológica da UFG, Helena Carasek, fez uma apresentação sobre o desafio e os resultados que são esperados. O evento é aberto a todos os estudantes, da graduação e pós-graduação, de qualquer área do conhecimento, que estejam organizados em equipes de 2 a 5 integrantes e matriculados em cursos de Instituições de Ensino Superior (IES). Além de prêmios para os vencedores, o desafio vai proporcionar aos competidores certificados de participação, mentorias com especialistas de diversas áreas, aproximação com o mercado e a possibilidade de ter suas ideias inscritas no próximo ciclo de pré-incubação do Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG.

ideathon

“Estimo que daqui saiam, realmente, contribuições significativas e expressivas para a construção civil no Estado de Goiás e no nosso país”, ressaltou a vice-reitora da UFG, Sandramara Matias. Ela ainda disse que o Construct Ideathon trará novas perspectivas e contribuirá para o desenvolvimento da capacidade criativa e empreendedora dos estudantes.

Edward Madureira, reitor da UFG, destacou sua satisfação em ver o sucesso do Living Lab C, que possui parcerias com 50 empresas do setor, entre construtoras, designers, consultores e fabricantes de materiais de construção, e coopera com outras IES e agentes do governo. Segundo o reitor, este crescimento é resultado da expansão de projetos voltados para a sustentabilidade dentro do Parque Tecnológico da UFG. “É isso que a Universidade tem a oferecer, mais um ator e mais um aglutinador, juntamente com outras instituições de ensino superior e com os demais atores da sociedade”.

As inscrições para o Construct Ideathon - 1º Desafio Living Lab C estão abertas até a próxima segunda-feira (25/10). Mais informações podem ser vistas no site: livinglabc.com.br/ideathon

ideathon

 

* estagiário, sob supervisão de Fabrício Soveral

Fonte: Reitoria Digital UFG

Categorias: Notícias PRPI CEI UFG Living Lab C