ufg-munic-cooperativas

UFG, Associação de Municípios, Consórcios Intermunicipais e Central de Cooperativas discutem parcerias

Updated at 10/06/21 14:14 .

Os participantes concordaram com a importância da educação ambiental e definiram pela realização de um projeto piloto sobre o tema

Texto: Ana Paula Vieira

Foto: Wesley Menezes

A Reitoria da UFG reuniu-se na manhã desta quarta-feira (6/10), no Centro de Eventos, com representantes da Associação Goiana de Municípios (AGM), do Consórcio Intermunicipal Três Rios (CM3R), do Consórcio Brasil Central (CBC) e da Rede Uniforte. Os participantes discutiram a possibilidade de um convênio sobre a gestão de resíduos sólidos e educação ambiental.

O coordenador da Incubadora Social da UFG, Fernando Bartholo, apresentou algumas propostas para a parceria. Ele explicou a importância da coleta seletiva dos recicláveis não só por questões ambientais, mas também em apoio às cooperativas, que poderiam gerar renda e trabalho para os municípios. Também foi citada a possibilidade de o Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) integrar o convênio.

O reitor da UFG, Edward Madureira, acolheu a iniciativa e ressaltou que a Universidade tem interesse no assunto, por se tratar da ciência e da pesquisa em prol de um mundo mais limpo e por envolver a parceria com as cooperativas, que reflete o papel social da instituição. “Essa é uma reunião extremamente importante porque estamos apostando em uma ideia que pode ser replicada em todo o estado”, vislumbrou Madureira. A vice-reitora da UFG, Sandramara Matias, também afirmou que a conscientização quanto ao tema da coletiva seletiva e da separação dos resíduos envolve um processo educativo: “É preciso começar pela base. Temos que desconstruir uma cultura e colocar outra no lugar”.

ufg-munic-cooperativas
Instituições debatem possibilidade de convênio sobre a gestão de resíduos sólidos e educação ambiental

 

Na oportunidade, a presidente da Cooperativa Central das Cooperativas de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis (Rede Uniforte), Dulce Helena do Vale, falou sobre a história da Rede e a importância de projetos em parceria com instituições como a UFG e o MPGO. Ela ressaltou que as cooperativas contribuem com os municípios ao gerarem dignidade, trabalho e renda. “O seu lixo é o nosso luxo”, finalizou Dulce.

O presidente do CM3R, André de Sousa Chaves, enfatizou que a entidade tem interesse no trabalho e conta com o apoio técnico e o conhecimento da UFG, pois trata-se de uma parceria fundamental. Além da importância da parceria com a Universidade para o desenvolvimento técnico do projeto, o presidente do CBC, Carlos Alberto de Andrade Oliveira, também defendeu que os municípios devem apoiar as cooperativas, principalmente no início dos seus trabalhos.

Os participantes concordaram com a importância da perspectiva da educação ambiental e conscientização e definiram pela realização de um projeto piloto nesse sentido, em um município. O reitor da UFG informou que levará as ideias a diretores de unidades e coordenadores de cursos que queiram fazer parte da iniciativa, para darem continuidade à discussão do convênio.

Também estiveram presentes os prefeitos de Inhumas, João Antônio Ferreira; de Itaberaí, Rita de Cássia; de Santo Antonio de Goiás, Kleber Freitas; de Nova Veneza, Valdemar Batista Costa; e de Panamá, José Willian; além de representantes da Prefeitura de Morrinhos, assessores e equipes técnicas municipais e dos Consórcios CBC e CM3R.

 

Source: Reitoria Digital UFG

Categories: Notícias